Paraná tenta fazer valer “paternidade” da F-Truck em duelo de títulos com São Paulo

Foi no Paraná que nasceu a Fórmula Truck. Mas quem tem levado a melhor na categoria é o estado de São Paulo. Com 16 temporadas disputadas, a categoria tem destacado um duelo estatístico entre os pilotos paulistas, donos de sete títulos brasileiros, e paranaenses, que conquistaram seis campeonatos. Uma disputa que os cinco representantes paranaenses na categoria planejam empatar na temporada de 2012.

A primeira corrida da 17ª temporada da Fórmula Truck será disputada domingo (4) no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Dois paranaenses pilotam caminhões Mercedes-Benz – Wellington Cirino, de Francisco Beltrão, e Leandro Totti, de Londrina. Pedro Muffato, de Cascavel, compete com um Scania. João Marcos Maistro, de Maringá, e Diumar Bueno, de Curitiba, seguem utilizando caminhões Volvo.

Cirino é o paranaense de currículo mais vencedor na Fórmula Truck. Já venceu 20 corridas desde sua estreia, em 1997, e conquistou quatro títulos, em 2001, 2003, 2005 e 2008. “Acredito muito que 2012 será o ano do penta. Meu caminhão é campeão, a equipe está trabalhando por mais confiabilidade, e é um trabalho que está em ótimas mãos”, diz o piloto da ABF/Mercedes-Benz. É dele o recorde absoluto de pole-positions na Truck, com 26.

Totti soma quatro vitórias na Truck. A última ocorreu em 2007, na etapa de Tarumã. O londrinense vê condições reais para tentar empatar a contagem do duelo entre paranaenses e paulistas em títulos conquistados. “O meu foco está no título, e não em vitórias”, diz o piloto da ABF Desenvolvimento Team. “Nem sempre quem ganha corridas é campeão, você depende de resultados, e eu vou buscar resultados para ser campeão”, avisa.

Maistro teve em 2011 sua temporada de resultados mais expressivos na Truck. Terminou o Campeonato Brasileiro em décimo lugar. “A meta é a gente ter o caminhão um pouquinho mais rápido para melhorar a classificação no campeonato. O Volvo tem um conjunto de suspensão muito bom, agora o nosso trabalho é melhorar um pouquinho o motor para o ano ser tão bom quanto esperamos”, manifesta o piloto da Clay Truck Racing.

Muffato encerrou sua participação no último campeonato com o terceiro lugar na etapa de Brasília. Aos 71 anos, o representante de Cascavel mostra disposição para mais pódios. “Não consegui fazer nenhum treino durante a pré-temporada, vamos começar o ano no escuro, mas a última corrida deu pódio e a tendência é do caminhão continuar competitivo. Espero que o caminhão ande bem e que agüente bem”, comenta, descontraído.

Diumar Bueno, que no ano passado comemorou na etapa de Guaporé sua primeira pole-position na categoria, vive uma forte expectativa de buscar bons resultados. “A nossa equipe está pronta, bem estruturada, e vamos com o elenco completo. Nós fizemos testes no Velopark em janeiro e houve evolução, tenho certeza de que os resultados vão deixar isso bem visível”, aposta o piloto de Curitiba, que vai competir com o Volvo da DB Motorsport.

Três pilotos que compõem o grid atual conquistaram os sete títulos do automobilismo de São Paulo na F-Truck. Renato Martins foi campeão em 1996, com Scania, e em 2006, já pela Volkswagen, sua marca atual. Roberval Andrade foi campeão em 2002 e 2010, com Scania. Felipe Giaffone, de Volks, conquistou as taças de 2007, 2009 e 2011. Os outros dois títulos do Paraná, em 1997 e 1998, foram do maringaense Osvaldo Drugovich Júnior.

Apenas três campeonatos da Fórmula Truck tiveram títulos brasileiros conquistados por representantes de outros estados. Jorge Fleck, piloto gaúcho que competiu na categoria até 2005, foi responsável pelos dois títulos da Volvo, obtidos em 1999 e 2000. Beto Monteiro, de Pernambuco, ficou com a taça em 2004, pilotando para a Ford. Ele permanece na categoria e abrirá no GP Petrobras, no Velopark, sua quarta temporada pela Scuderia Iveco.

Foto: Divulgação

- Publicidade -