‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ já tem dois primeiros finalistas

A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), da Scania, já tem os dois primeiros finalistas, classificados na primeira etapa regional realizada no fim de semana, em Sorocaba (SP). Vanderlei Marcato foi o campeão da prova de sábado (28 de julho), e Eduardo Costa Ferreira venceu no domingo (29). Os dois aguardarão outros 22 competidores para a grande final, de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.

“A Scania está entusiasmada com a qualidade dos participantes da primeira etapa. Isso prova que estamos no caminho certo ao incentivar o treinamento e a qualificação dos motoristas”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Nesta edição, tivemos o apoio de grandes operadoras logísticas como JSL, TNT e Coopercarga, que estimularam seus motoristas a efetuar o cadastro. Um grande avanço do setor.” Uma das vantagens do treinamento é que o motorista pode gerar uma economia de combustível de até 10%. Já a qualificação contribui para diminuir a carência de profissionais no mercado. Estimativas de entidades do setor apontam para cerca de 120 mil vagas abertas no País.

Emoção na primeira etapa

A primeira etapa regional da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” foi realizada na Casa Scania Codema, em Sorocaba. Estiveram presentes, além dos familiares e amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária Codema e clientes.  As provas foram organizadas no sábado e no domingo. Em cada dia foi definido um finalista, conforme o regulamento da competição.

No sábado, o MMCB conheceu o primeiro finalista de 2012, Vanderlei Marcato de 36 anos, natural da própria cidade, casado e pai de uma filha. Caminhoneiro há 15 anos, Marcato tem no irmão o grande incentivador para a profissão. “Era um sonho vencer uma etapa do MMCB. Eu busco o reconhecimento profissional e procuro sempre me atualizar com cursos de qualificação”, diz. “A participação do motorista de caminhão, capacitado e consciente de seu papel, é fundamental para um trânsito mais humano e seguro.”

Vanderlei Marcato, finalista na etapa de sábado

O segundo finalista, conhecido no domingo, é Eduardo Costa Ferreira, de Itapeva (SP). Funcionário da TransMarcos Transportes, ele conta que começou na profissão por influência do pai, que o levava desde pequeno a viajar na boleia de seu caminhão. “A minha família é toda de caminhoneiros, mas eu, sinceramente, não esperava ganhar, pela competitividade da prova. Estou muito feliz em ser um finalista”, ressalta Ferreira, que trabalha no transporte de cargas secas e molhadas em rotas que passam por quatro Estados. “O meu desempenho na prova de manobra foi essencial para vencer.”

Eduardo Ferreira, finalista na etapa de domingo

“A competição deste ano começou em grande estilo e com muita emoção. Parabéns aos dois primeiros finalistas, que venceram seus adversários de forma justa”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. “Faço questão de ressaltar o nível elevado dos inscritos, o que aumenta a cada edição a nossa responsabilidade de critérios e avaliações.”

Ponta Grossa é o local da segunda final regional, no próximo fim de semana. A Caravana Scania do MMCB, composta por quatro caminhões chega à cidade nesta quarta-feira

Foto: Divulgação/Scania

- Publicidade -