A tecnologias e inovações da Iveco para o futuro da mobilidade

Comprometida a pesquisar novas soluções tecnológicas, a Iveco lançou no mercado uma nova o “Iveco Dual Energy”, um conceito futurista para os chassis de veículos comerciais que está sendo mostrado na área de inovações na 64a edição da Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA) em Hanover, na Alemanha.

O “Iveco Dual Energy” propõe uma tecnologia extremamente flexível para os caminhões leves e é capaz de alterar sua fonte de energia (elétrica ou híbrida) de maneira prática, permitindo a escolha da solução mais apropriada para realizar a operação de transporte.

O sistema baseia-se na utilização de dois tipos diferentes de tração. Um é exclusivamente elétrico, a fim de garantir emissões reduzidas de poluentes e baixos níveis de ruído. A outra tração é a híbrida (termoelétrica), adequada para viagens de longa distância, com redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 25%.

A operação funciona da seguinte forma: a energia química do combustível é convertida em energia mecânica para movimentar o veículo, enquanto a energia cinética (que se perderia durante a frenagem ou desaceleração) é recuperada e convertida em energia elétrica, sendo armazenadas nas baterias. Se necessário, essa energia é direcionada para a tração.

O sistema híbrido é o mais adequado em trechos intermunicipais. Quando comparado com um motor diesel, este sistema assegura uma redução do consumo de combustível e emissões de CO2 de até 25%. O sistema elétrico é indicado para áreas urbanas e de baixo tráfego, onde o limite de velocidade não ultrapasse 50 km/h. Ao alternar entre esses dois tipos de tração, o veículo consegue praticamente “zerar” as emissões de poluentes, sem perder a rentabilidade nas operações de transporte.

A Iveco trabalhou na criação desse conceito utilizando canais abertos e colaborativos de inovação com parceiros importantes, compartilhando idéias, técnicas e até mesmo o entusiasmo. Os componentes de chassis em exposição são o resultado do trabalho em equipe que envolveu grandes empresas internacionais.

O chassi multifuncional foi desenvolvido com a Arcelor Mittal e a Magnetto; os componentes feitos com material de fibra foram com a Xperion; as suspensões com a Streparava; os protótipos feitos com plástico foram desenvolvidos em colaboração com a Sole. Além disso, o e-drive, um motor-gerador elétrico, foi desenvolvido em conjunto com a Bosch; a transmissão manual com a FPT Industrial; a bateria de lítio com a Johnson Control; o volante elétrico com a ZF Lenksysteme; o sistema de frenagem EBS foi com a Bembo; o sistema de ar condicionado com a Denso; o trocador de calor com a CRF; e o airbag “D-air” com a Dainese.

Na mesma área em que é exposto o conceito “Iveco Dual Energy”, há cinco bancos de motorista em exposição (quatro do Daily Minibus e um do Stralis) para demonstrar o airbag ”D-air”.

O “D-air” é uma tecnologia originária do mundo das corridas de motocicletas de alta cilindrada. Desenvolvido pela Dainese, o “D-air” é um airbag com material especial altamente resistente para oferecer a máxima proteção e ergonomia. O conceito de um “escudo protetor” que envolve o corpo dos passageiros foi concebido especialmente para introduzir um novo paradigma de proteção passiva.

O produto tem como tempo total de ativação para o seu funcionamento de 45 milésimos de segundos. Por meio de uma alta pressão na hora de inflar, o produto envolve e protege rapidamente o corpo do passageiro, absorvendo fortes choques em uma quantidade mínima de espaço.

(EH)

Foto: Divulgação

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