Aplicativo liga caminhoneiro com empresas que precisam transportar mercadorias

Para utilizar a ferramenta, o caminhoneiro deve ter um smartphone com o sistema Android e um pacote de internet

Aplicativo liga caminhoneiro com empresas que precisam transportar mercadorias (Foto: Divulgação)

A greve dos caminhoneiros que parou o Brasil nos últimos dias é resultado da situação precária que os profissionais da área enfrentam. Fretes mal pagos, viagens sem carga, estradas esburacadas, roubos de mercadoria e pontos de paradas sem estrutura para receber os motoristas são alguns dos problemas que os donos de caminhões enfrentam para garantir o pouco dinheiro no bolso no final do mês.

- Publicidade -

E foi enxergando este cenário que o empresário Federico Vega, muito antes do caos estourar, resolveu criar a CargoX, empresa de tecnologia para transportes de cargas.

De acordo com Federico, a ideia do negócio veio com o intuito de reduzir a ineficiência de um setor extremamente necessário para a economia brasileira.

Ele conta com uma base de 250 mil caminhões cadastrados, sendo quase 50 mil ativos, e para que o caminhoneiro possa utilizá-lo basta um smartphone com o sistema Android e um pacote de internet – item que em breve não será mais necessário, já que a empresa vai disponibilizar o acesso à internet aos motoristas, sem que seja necessário que eles gastem seus pacotes de dados.

Solução para caminhões que circulam vazios

Um dos grandes problemas enfrentados pelos caminhoneiros autônomos é rodar com a carga vazia, sendo que 40% dos caminhões circulam sem mercadoria ao retornarem de alguma entrega.

Com a CargoX esse número cai para 16%, pois a empresa consegue utilizar a tecnologia para cruzar dados de oferta e demanda e aplicar o conceito de logística compartilhada.

“Conseguimos garantir que o motorista retorne de uma viagem São Paulo-Recife por exemplo carregado, o que diminui seus custos e aumenta sua receita”, explica Federico.

A CargoX possui uma base de clientes bastante variada, que vai desde grandes corporações, como Heineken, Unilever e Votorantim, até centenas de empresas de médio e pequeno porte em todo país, facilitando essa dinâmica de carga sempre cheia.

Maior segurança nas estradas

A falta de segurança nas estradas do país é outro obstáculo presente no dia a dia dos caminhoneiros. Para driblar esse transtorno, a CargoX consegue traçar rotas por meio de tecnologia de geolocalização combinada à base de dados própria, sugerindo rotas mais seguras e estradas com melhores condições. Em alguns casos, a empresa faz o rastreamento das cargas durante as viagens.

Mais dinheiro no bolso

Segundo Federico, utilizar a CargoX proporciona maior lucro para os motoristas e economia para as empresas. “Ao proporcionar que um caminhoneiro possa ir a um local com a carga de um cliente e voltar com a de outro, fazendo com que ele ande menos vazio e tenha uma frequência maior de cargas, é possível garantir uma rentabilidade maior ao final do mês. Em relação às empresas, ao contar com um modelo de negócio inteligente, elas conseguem eliminar custos de manutenção e ociosidade de uma frota própria”, argumenta.

O executivo também aponta como diferencial a possibilidade de escalar rapidamente ou diminuir a operação conforme a necessidade de cada cliente.

Descanso merecido

A CargoX está investindo em pontos de parada com estrutura para descanso e banho. A expectativa da empresa é que um primeiro lounge para este fim seja inaugurado em agosto.