Atego 2430 Econfort, a evolução do Euro 5 da Mercedes-Benz

por Leandro Tavares,
da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo (SP), para o Brasil Caminhoneiro.

Os caminhões Euro 5 já são uma realidade. Aquelas que foram as primeiras unidades vendidas, anunciadas com orgulho por todas as fabricantes em 2012, hoje possuem dois anos de estrada. E como a competição por participação de mercado é cada vez mais apertada, o Euro 5 precisa evoluir e trazer muitas vantagens para os clientes. Nesta sexta-feira chegou a vez da Mercedes-Benz apresentar de forma definitiva à imprensa seu novo Atego 2430 6×2, modelo que ficará sob o guarda-chuva do conceito Econfort, uma evolução do Euro 5 que esteve presente na Fenatran 2013 e estará em breve nas concessionárias da marca.

Grade frontal do MB 2430 6x2

Antes de tudo, é bom destacar que Econfort não é uma linha. Ou seja, não espere ver caminhões rodando com um adesivo ou algo semelhante pelas estradas brasileiro como vemos, pra citar os modelos Euro 5 da própria Mercedes-Benz, o BlueTec 5. O conceito vem da união de três palavras: economia, conforto e forte.

Alavanca do Power Shift

Para alcançar a economia, o modelo conta com a transmissão automatizada PowerShift G-211, de 12 marchas sem anel sincronizador (a caixa manual G-131, de 9 marchas, também está disponível), e a nova geração do eixo traseiro HL-4. A caixa de câmbio possui três funções inteligentes que ajudam o motorista em situações do dia-a-dia de trabalho. Destaque na economia de combustível, o modo EcoRoll automaticamente joga o caminhão em neutro, atuando como uma “banguela controlada”, principalmente em retas. Por sua vez, a nova relação do eixo traseiro também traz economia e, além disso, conforto, graças ao menor nível de ruído na cabina.

Espaço interno do MB 2430 6x2

O conforto também está presente na renovação da cabina. Do lado de fora, agora o Atego 2430 6×2 possui um novo sistema de suspensão, que melhora o isolamento das vibrações e o amortecimento das irregularidades da via. No interior, as novidades estão no revestimento interno em tecido, tapete, porta-objetos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro, iluminação aprimorada (que inclui uma luz verde para a condução noturna), banco pneumático do motorista com espuma de alta densidade e na cama, oferecida em versão king size para as cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA).

Cabideiros e porta-objetos do MB 2430 6x2

Por fim, a força. O motor OM 926 LA, com potência de 286 cv, ganhou uma nova curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6×2, até 32% maior que os modelos da concorrência. Isso resulta em melhores acelerações e retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão.

Nova iluminação do MB 2430 6x2

“As vendas do Atego 2430 6×2, sucessor do Atego 2429 6×2, têm início já no próximo mês de maio”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com o executivo, com as novidades introduzidas no Atego 2430 6×2, a Mercedes-Benz projeta alavancar de forma significativa sua participação no segmento de semipesados, o segundo maior do mercado, com 30% do volume total de caminhões vendidos no País. “Como 70% deste segmento são de modelos 6×2, o novo Atego 2430 vai nos trazer maior competitividade frente aos concorrentes da categoria”. Diferente da transição do Euro 3 para o Euro 5, o preço do modelo segue na mesma faixa que o Atego 2429 6×2, a partir de R$ 215 mil até R$ 240 mil. “Nossa estratégia não é de preço”, afirma o presidente da companhia no Brasil, Philipp Schiemer. “Nós nunca teremos o caminhão mais barato do mercado pois nosso foco é oferecer o melhor custo-benefício”, completa o executivo.

Painel do MB 2430 6x2
- Publicidade -