Atual campeã, MAN Latin America defende liderança entre marcas no Rio

Equipe do atual campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck, Felipe Giaffone, a RM Competições, equipe oficial da MAN Latin America, busca manter a liderança da temporada 2012 na segunda etapa do campeonato, que será disputada neste domingo, no Rio de Janeiro. Com 51 pontos, o time tem 18 de vantagem sobre a segunda colocada na tabela.

Entre os pilotos, o tricampeão brasileiro e também detentor de um título sul-americano de Truck, Felipe Giaffone, está em segundo lugar no campeonato, com 22 pontos, oito atrás do líder. O paulista aposta na boa performance do caminhão Volkswagen Constellation para se manter entre os primeiros no campeonato após a etapa deste domingo, no circuito carioca de Jacarepaguá.

“Tivemos um início desafiador no Velopark, mas conseguimos superar as adversidades e subir no pódio, conquistando a liderança entre as marcas e uma boa posição no tabela de pilotos. Sabemos que o campeonato será longo neste ano, com as dez etapas valendo para o título brasileiro, então cada resultado positivo será fundamental”, diz Giaffone.

Estreando pela equipe oficial da MAN Latin America, André Marques conquistou o melhor resultado pessoal na categoria ao chegar em terceiro na prova disputada no início deste mês no Velopark, no Rio Grande do Sul. A expectativa agora é se manter entre os primeiros: ele tem 17 pontos e é o terceiro colocado na tabela.

“Fiquei muito feliz com o resultado na primeira etapa, mostrando que consegui uma boa performance logo em minha estreia em uma equipe de ponta como a da MAN Latin America”, diz Marques.

Adalberto Jardim, que também corre com um caminhão Volkswagen Constellation, espera repetir o pódio conquistado no Velopark. “Nossa estratégia de contar com a boa resistência do caminhão deu certo no Rio Grande do Sul e certamente também será fundamental no Rio, onde o calor deve ser bem forte nesta etapa”, diz.

Segundo Renato Martins, piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America, a categoria está ainda mais equilibrada nesta temporada 2012. “Vários caminhões melhoraram sua performance em relação ao ano passado e isso deixou a disputa pela vitória muito mais acirrada”, diz Martins.

A opinião é compartilhada por Débora Rodrigues, a única mulher a disputar a Truck em 2012. “Uma boa performance na classificação será fundamental, para que a gente possa desenvolver nossa corrida rumo a um bom resultado. Esperamos conquistar o pódio e dar alegria a nossa torcida sempre especial no Rio de Janeiro”, diz a piloto da MAN Latin America, citando a presença de centenas de funcionários da fábrica de Resende (RJ), que estarão acompanhando a prova em Jacarepaguá. Os treinos serão disputados a partir desta sexta-feira. A prova será no domingo, com transmissão ao vivo pela TV Band, às 13h.

Foto: Orlei Silva