Beto Monteiro supera forte calor e vence primeira etapa da F-Truck 2012

Os treinos livres e a etapa da classificação já davam um sinal do que deveria acontecer na abertura dos Campeonatos Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck em 2012, no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Porém o forte calor foi um fator que alterou muito a corrida e dificultou ainda mais a vitória de Beto Monteiro, que já havia vencido e feito também o melhor tempo no autódromo em 2010, até então única prova disputada neste circuito.

O pernambucano quase venceu de ponta a ponta a etapa. Pole-position, o piloto da Scudeira Iveco perdeu a liderança na largada, para Roberval Andrade, mas não ficou muito tempo em segundo. Poucas voltas mais tarde, o piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport teve problemas com o caminhão Scania e devolveu a primeira posição para Monteiro.

Depois disso, foi Leandro Totti quem, por duas vezes, ficou entre o caminhão Iveco e a vitória, com duas ultrapassagens muito semelhantes na reta principal do circuito. Mas um novo problema no veículo adversário ajudou Beto Monteiro, que a partir deste momento só teve no calor um obstáculo para o lugar mais alto do pódio.

“É o melhor cansaço que eu tive nos últimos anos. Eu fechei a lateral do caminhão, não teve parada, e a cabina aquece muito. Eu desidratei um pouco”, revelou o piloto pernambucano, que precisou de ajuda e atendimento médico ao sair do caminhão.

Em segundo lugar ficou Felipe Giaffone, da RM Competições. André Marques terminou na terceira colocação. Em quarto e quinto terminaram, respectivamente, Adalberto Jardim e Paulo Salustiano. A nota negativa por conta do estreante Christian Fittipaldi, que por praticamente toda a corrida superou problemas mecânicos, chegando a ficar em segundo na classificação, porém nas últimas voltas foi perdendo posição até abandonar a prova.

A Fórmula Truck volta no dia 1º de abril com a etapa do Rio de Janeiro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Detalhes da corrida

A corrida começou com sinais de que nem mesmo a intimidade de Beto Monteiro com o Autódromo Internacional Velopark bastaria para garantir a segunda vitória na prova. Mais ligado, Roberval Andrade arrancou bem na largada e deixou o piloto da Iveco para trás.

Entretanto, a liderança do caminhão que leva as cores do Corinthians não durou muito. Na terceira volta, Roberval Andrade teve problemas com o veículo da Scania e teve que ir para os boxes. “Faltou comunicação com a turbina e ela deve ter sido danificada por conta da lubrificação, que ficou interrompida” disse o piloto paulista.

Mas Roberval Andrade não foi o único corredor que precisou abandonar a disputa após fazer um ótimo início de prova. Regis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, largou em sexto, ultrapassou Christian Fittipaldi e Felipe Giaffone, porém precisou deixar a corrida quando estava em terceiro lugar.

A duas voltas da bandeira amarela quadriculada, Leandro Totti ultrapassou Beto Monteiro e já garantiu cinco pontos na classificação. Beto Monteiro, que fez a pole e garantiu um ponto, somou mais quatro e ficou empatado com Totti.

Na retomada da corrida, Leandro Totti vacilou ao errar uma freada. Foi a chance de Beto Monteiro, que não bobeou e retomou a liderança. O piloto da ABF Racing Team não se deixou abater. Com toda a pinta de replay para os desavisados, o Mercedes de Totti deixou para trás o veículo da Scuderia Iveco na reta principal.

Porém Beto Monteiro parecia predestinado a seguir como o único campeão na prova em Nova Santa Rita. Mais uma vez o piloto da Iveco herdou a ponta ao ver um concorrente encostando o caminhão aos poucos. “Estourou a mangueira do turbo”, revelou Totti, que elogiou o desempenho do caminhão Mercedes na corrida deste domingo. “Larguei em quarto, vinha brigando pela liderança. Vai dar para brigar pelo campeonato”, afirmou.

Daí até o fim da corrida, nem Christian Fittipaldi, que chegou a ser o segundo e com problemas no caminhão não completou a prova, nem Felipe Giaffone conseguiram ameaçar a liderança de Beto Monteiro, que não teve dificuldades para conquistar a vitória na etapa inaugural da Fórmula Truck em 2012.

Veja como ficou a classificação final do GP Petrobras:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h00min50s696
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 9s750
3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, a 19s770
4º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), AJ5 Motorsport, a 21s160
5º) Paulo Salutiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 52s619
6º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 57s179
7º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1min04s942
8º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 1min10s715
9º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1 volta
10º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 1 volta
11º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport,
12º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2 voltas
13º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 2 voltas
14º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 5 voltas
15º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, a 6 voltas
16º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 9 voltas
17º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 10 voltas
NÃO COMPLETARAM
José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 16 voltas
Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 22 voltas
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 26 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 38 voltas
Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 39 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 44 voltas
Melhor volta: Totti, na 12ª, 1min10s676, média de 116,03 km/h

Os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck, após uma etapa, têm a seguinte classificação:
1º) Beto Monteiro, 30 pontos;
2º) Felipe Giaffone, 22;
3º) André Marques, 17;
4º) Adalberto Jardim, 14;
5º) Paulo Salutiano, 12;
6º) Diumar Bueno, 10;
7º) Fred Marinelli, 8;
8º) Luiz Pucci e Wellington Cirino, 7;
10º) Christian Fittipaldi e Leandro Totti, 6;
12º) Leandro Reis, 5;
13º) Pedro Gomes, 4;
14º) Regis Boessio, 2;
15º) Luiz Lopes, 1.

Foto: Orlei Silva

- Publicidade -