Caminhão Volvo movido a diesel e a GNL emite 10% menos CO2

O caminhão movido a GNL que a Volvo está testanto no Brasil emite 10% menos CO2 se comparado com os caminhões com tecnologia Euro 5 movidos exclusivamente a diesel. Os testes com o modelo estão sendo realizados em parceria com a White Martins.

O caminhão, um FM 460cv, circula 580 quilômetros por viagem, em um trajeto de ida e volta de Paulínea a Avaré, no interior de São Paulo. O veículo roda carregado com 15 toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL) em uma operação real de transporte à distribuição de gás natural feita por meio de gasodutos. O modelo possui um tanque de diesel com capacidade para 330 litros e um tanque de GNL com 290 litros.

“Os primeiros resultados são animadores e temos potencial para viabilizar a comercialização de caminhões GNL no Brasil num futuro próximo. A aplicação da tecnologia já se mostrou viável na Europa e a oferta de GNL no Brasil é muito boa”, destaca Gomes.

Este projeto faz parte da estratégia da Volvo de colocar no mercado veículos com combustíveis alternativos, menos poluentes e ao mesmo tempo vantajosos aos clientes da marca do ponto de vista econômico.

“Os resultados dos primeiros testes mostraram um excelente indice de substituição do diesel pelo GNL nas condições de estrada em que está rodando, com topografia ondulada”, afirma Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina. O índice de substituição do diesel pelo GNL nos primeiros meses de testes no Brasil é de cerca de  65%.

“Em comparação com os motores convencionais a gás com vela de ignição, a tecnologia  com GNL desenvolvida pela Volvo oferece 30 a 40% a mais em eficiência, o que, por sua vez, reduz o consumo de combustível em 25%”, observa Alberto Neumann, gerente de estratégia e desenvolvimento de negócios. Outra vantagem é que o gás em estado liquefeito permite armazenar mais combustível nos tanques em comparação com o combustível comprimido. Isto proporciona ao caminhão GNL uma autonomia muito maior do que a dos caminhões tradicionais movidos a gás que fazem uso da tecnologia de velas de ignição.

(EH)

Foto: Divulgação

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