Caminhões Iveco equipados com motores FPT Industrial já estão a caminho da América do Sul para o Rali Dakar 2014

A Iveco e a FPT Industrial participarão da edição 2014 do , que pela sexta vez será disputado no continente sul-americano. Batizado de “A Odisseia”, o rali deste ano rali será um dos mais extensos e mais desafiadores dos últimos tempos. A corrida vai atravessar três países (Argentina, Bolívia e Chile) e começará em 5 de janeiro na cidade de Rosário, na Argentina, com término no dia 18 de janeiro em Valparaíso, no Chile.

Como nas edições anteriores, a Iveco e a FPT Industrial são novamente os patrocinadores oficiais da equipe De Rooy Petronas, voltando a fornecer os veículos e motores do time holandês. O Rali Dakar 2014 marca o quarto ano de patrocínio da Iveco e da FPT Industrial junto a De Rooy (a estreia foi em 2011, no Rali de Marrocos).

A equipe é formada pelos pilotos holandeses Gerard de Rooy (líder da equipe, vencedor do Dakar 2012 e condutor do “bicudo” Iveco Powerstar) e Hans Stacey (que conduz um Iveco Trakker Evolution 3), além dos também pilotos Pep Vila (de nacionalidade espanhola) e Jo Adua, francês que já participou do Dakar oito vezes com o Trakker Evolution 2.

O Iveco Trakker é um caminhão pesado off-road capaz de vencer terrenos acidentados e inacessíveis, ambientes comuns nos trechos de competição escolhidos para o rali na América do Sul. Robusto e confiável, o veículo conta com a força dos motores do modelo Cursor, feitos pela FPT Industrial. O Trakker conta também a precisão e eficiência das transmissões ZF: há a Ecomid, nas versões mecânica de 9 velocidades e outra com 16 velocidades, além de modelos automatizados Eurotronic de 12 e 16 velocidades (estes com um seletor de marchas embutido na haste da coluna de direção, o que melhora o conforto ao dirigir). O Iveco Trakker utilizado por De Rooy é produzido em Madrid, na Espanha.

Os veículos que participarão do Rali Dakar 2014 são equipados com os motores Cursor 13, da FPT Industrial. Os engenhos de 13 litros são capazes de fornecer uma potência de 900 cavalos e um torque máximo de 3.800 Nm em 1.100 rpm. Graças à pesquisa contínua e atividades de desenvolvimento, o motor Cursor 13 apresenta uma tecnologia avançada com sua estrutura de seis cilindros em linha, e traz a segunda geração do sistema de injeção Common Rail HD, que fornece pressões de até 2.200 bar.

Como sempre, o Rali Dakar representa uma oportunidade de grande importância para a Iveco e a FPT Industrial testarem o desempenho e confiabilidade de seus veículos e motores em condições extremamente difíceis.

A novidade da edição 2014 do Dakar será a grande diversidade de rotas para carros, caminhões, motocicletas e quadriciclos, isto para oferecer uma segurança maior para os condutores e espectadores. Aproximadamente 60% da rota será a mesma para todos os tipos de veículos.

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