Caminhões serão destaques no Rally do Espírito Santo

O Rally do Espírito Santo será uma das principais atrações na cidade de Linhares, ES, nos dias 14, 15 e 16 de março. Uma variedade de veículos estará à disposição do público no estacionamento do Shopping Pátio Mix, onde os boxes das equipes serão montados.

Motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões atrairão os olhares curiosos da população que terá a oportunidade de assistir à uma genuína competição de rali cross country de velocidade. O evento abre a temporada do Campeonato Brasileiro da modalidade, e reunirá os principais nomes do automobilismo nacional.

Mas, sem dúvida, a categoria que mais desperta a curiosidade das pessoas é a Caminhões. Afinal, como é possível acelerar em alta velocidade uma máquina tão grande e pesada, por trilhas cheias de obstáculos naturais? “Na verdade, não é tão difícil o quanto se imagina. Depois que o piloto se habitua com o porte do caminhão, guiá-lo é tranquilo e prazeroso. É claro que é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, no tempo da freada. Devido ao peso, temos de calcular a frenagem com mais antecedência do que os carros. No nosso caso, o Mercedes-Benz Atego 1725 possui em torno de 5 mil quilos”, explicou o piloto Guido Salvini, da Salvini Racing.

O Rally do Espírito Santo terá dois dias de disputas e aproximadamente 460 quilômetros. As atividades começam na sexta-feira, às 14h, com o prólogo – tomada de tempo que definirá a ordem de largada do rali (este circuito de terra será montado em área anexa ao Shopping Pátio Mix).

“Pela primeira vez competiremos em Linhares, ou seja, tomaremos muito cuidado com os obstáculos, pois tudo será inédito. Desconhecemos as características das estradas e trilhas da região, então, deveremos prestar atenção nas reações do caminhão e saber o ponto máximo que poderemos acelerar e exigir de sua resistência. Provas assim são ótimas, pois coloca todos os competidores no mesmo nível de competitividade, ou seja, será uma disputa bem acirrada”, analisou Salvini.

Até o momento, o roteiro passará por plantações de eucalipto, cana-de-açúcar, cacau e lagoas. Segundo a organização, o terreno terá setores com predominância de areia, travados, intercalados com trechos extremamente rápidos. A largada do Rally do Espírito Santo está marcada para o sábado, 15, a partir das 8h30 (motos, quadriciclos e UTVs) e 10h30 (carros e caminhões). O certame, prosseguirá no domingo, com premiação prevista para às 16h.