Car System pretende aumentar faturamento em 30% até 2015 monitorando transporte de carga

A Car System, empresa de rastreamento e monitoramento de veículos (carros e motos), passou a atender, recentemente, a área de transportes. Com aporte inicial de R$ 3 milhões em desenvolvimento de produtos e sistemas, softwares e treinamento, a companhia espera ampliar seu faturamento em 30% até 2015.

Os serviços oferecidos para esse tipo de setor possuem desde sensores que avisam onde e quando o baú da carga foi aberto até a velocidade média e o consumo de combustível de cada veículo. O objetivo é conhecer como são utilizados os veículos de transportes e como se comportam seus motoristas.

A empresa utiliza equipamentos que possibilitam monitorar viagens de diversos veículos em tempo real, enviar comandos aos motoristas, verificar combustível e determinar rotas; agregando a inteligência da logística ao uso dos equipamentos e processamento de informações.

O foco é reduzir até 40% de acidentes, aumentar 20% a produtividade da frota (menos paradas para reparos nos veículos), reduzir até 15% o consumo de combustível, aumentar de 10 a 15% a vida útil do pneu e aumentar de 20 a 30% a economia das lonas de freio.

O retorno financeiro para o setor de transportes depende do acompanhamento dos custos de manutenção dos componentes da frota.

“Entendemos que a palavra de ordem para o empresário do setor não seja investimento, mas sim o lucro que estas ferramentas possam trazer para as empresas, diminuindo custos muito representativos”, afirma Melo.

A Car System oferece seus serviços para empresas como a Vale, Transgil, Ductor, Odebrecht, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pela vistoria em rodovias federais.

Cenário atual

O roubo de caminhões no país cresceu 39,7%, nos meses de agosto a outubro de 2010, se comparados ao trimestre anterior, segundo os últimos dados da NTC&Logística. Ainda de acordo com a entidade, o roubo de cargas em caminhões, custou às transportadoras cerca de 880 milhões de reais.


Foto: Divulgação/Car System e PRF

- Publicidade -