Com foco no crescimento do setor, Mercedes-Benz apresenta produtos e estratégias para extrapesados

por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo para o Brasil Caminhoneiro

As fabricantes de caminhões começaram 2013 com um otimismo impar. Muitos fatores impulsionam o setor, que em abril teve um crescimento de cerca de 25% em relação ao mesmo mês de 2012. Com ventos tão favoráveis, a Mercedes-Benz já projeta seus próximos passos, principalmente no segmento de extrapesados. Nesta quarta-feira, a empresa divulgou para a imprensa alguns dados sobre o que ela espera deste ano, já marcado com a introdução de novidades nas linhas Axor e Actros.

Estrategicamente, o foco é o momento favorável do setor. Os extrapesados, que em 2012 representaram 35% do total de mais de 139 mil caminhões emplacados, serão atingidos positivamente pelo aumento das safras. A expectativa de safra nacional recorde de grãos de 186 milhões de toneladas, 10% superior a do ano passado, já reflete no crescimento de 22% no segmento acima de 40 toneladas, atualmente 41% do total de caminhões vendidos no país.

“O mercado total de caminhões crescerá 7% em 2013, e o de pesados, de 12% a 13%, quase o dobro, totalizando 52 mil”, explicou Tania Silvestri diretora de marketing e vendas de caminhões da Mercedes-Benz.

Para a executiva, o momento economicamente estável do setor eliminou incertezas de compradores. “Com as taxas de juros de financiamento pelo Finame definidas até o final do ano (de 3% ao ano no primeiro semestre e 4% no segundo), o segmento de pesados só tende a expandir e, portanto, merece muito de nossa atenção”, revelou.

Axor agora oferece suspensão pneumática da cabina

Ainda em 2012, a Mercedes revelou a introdução de uma nova configuração do Actros 2546, agora 6×2, aumentando a participação em um sub-setor responsável por 40% dos caminhões extrapesados vendidos no Brasil. Já em fevereiro, foi a vez do Actros 2655, com motor V8.

Além disso, algumas mudanças nas configurações dos modelos passaram a ser adotadas. A mais conhecida é a presença de série do câmbio automatizado PowerShift em todos os modelos do Actros, como mostrado recentemente em levantamento do Brasil Caminhoneiro sobre esta tendência de mercado (clique aqui para ler). Concluindo a lista de novidades do Actros está a opção de teto baixo para os modelos da linha.

As outras duas alterações são na família Axor. Todo os caminhões com cabine leito do pesado da Mercedes-Benz agora possuem suspensão pneumática. Além disso, o Axor 1933 teve uma alteração na relação do eixo traseiro. Pode parecer pouco, mas essa mudança garante maior eficiência ao trem de força na operação e representa uma economia de 2% no combustível.

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