Com investimento de R$ 2,5 bilhões, nova pista da Tamoios terá 22 quilômetros de extensão

940x529_viaduto_dupicl_Tamoios
Maquete de um dos viadutos da nova pista; obras devem ter início neste mês (Divulgação/Tamoios)

Após ter recebido no último dia 27 a Licença de Instalação (LI) ambiental para a realização das obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, a concessionária Tamoios, responsável pela pista, recebeu sinal verde da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para o início dos trabalhos, que devem começar já neste mês.

Segundo a concessionária, as obras serão iniciadas por duas frentes: no planalto, com a construção de um trecho paralelo à pista atual; e em Caraguatatuba, com a construção de um viaduto na área conhecida como “Fazenda Serra Mar”, próxima ao Serra Mar Shopping.

As obras têm previsão de quatro anos e meio de duração e contarão com investimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões, além de geração de cerca de 2,5 mil empregos no pico dos trabalhos, de acordo com a concessionária.

A nova pista terá quase 22 quilômetros de extensão e, quando concluída, será utilizada para o tráfego de subida da serra (sentido Litoral/São José dos Campos), liberando assim as duas pistas e o acostamento para a descida.

O projeto da nova pista conta com mais de 12 quilômetros de túneis e cerca de 6 quilômetros de viadutos, preservando a vegetação. Com um traçado moderno e rampas suaves, a pista terá duas faixas de rolamento e também acostamento, permitindo que o tempo de viagem seja reduzido significativamente.

Alta temporada

Apesar dos trabalhos terem início em dezembro, começo da alta temporada, as obras, segundo a concessionária, terão uma interferência pequena no traçado da pista e, consequentemente, na descida da serra. Deve haver impacto apenas no entrocamento da pista nova com a velha, do km 60 ao km 68.

- Publicidade -