Se os mercados de carros, caminhões e ônibus tiveram retração neste ano, o mesmo não aconteceu com as vans de passageiros. No acumulado de janeiro a maio deste ano, o segmento de leves, considerando também os furgões de carga, cresceu 5,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. A puxada para cima, de acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, se deu por conta do aquecimento da demanda em função da Copa do Mundo.
Nos primeiros cinco meses de 2014, a Mercedes-Benz emplacou 2.009 Sprinter para passageiros, registrando um crescimento de 36% nas vendas dessa linha em relação ao mesmo período de 2013. “Nossos negócios realmente aqueceram neste ano e creditamos esta elevação ao ‘Efeito Copa’”, justifica o executivo. Para Garcia, a principal demanda veio das agências que operam no turismo receptivo: “Este aumento no número de turistas forçou uma renovação e ampliação da frota”. O cenário positivo de crescimento resultou em uma participação de mercado de 30,1% no segmento, aproximadamente três pontos percentuais a mais na comparação com 2013, quando obteve 27%.
Considerando van, furgões e chassis-cabina, a Mercedes-Benz obteve crescimento de 8% nas vendas entre janeiro e maio na comparação com o mesmo período do ano passado. “Também aumentamos nossa participação, ganhando mercado. No ano passado tínhamos 22% deste mercado e neste ano subimos para 23%”, informa Garcia.
A marca da estrela vem crescendo no segmento de vans desde a renovação da linha Sprinter. O volume de emplacamento do modelo em 2014 confirma a tendência de evolução verificada ao longo de 2013, quando houve notável crescimento de 67% nas vendas em relação ao ano anterior. Isso elevou a participação de mercado da marca em veículos comerciais leves em 6 pontos percentuais – um salto de 14,9% em 2012 para 20,9% em 2013.
Os bons ventos neste negócio levou a Mercedes-Benz a tomar a decisão de acrescentar a seu portfólio de produtos mais um membro da família Sprinter: o modelo mais luxuoso 9 + 1, feito com a mesma carroçaria do modelo 15 + 1 (passageiros + motorista). O veículo já vinha sendo adaptado pelos implementadores independentes, mas agora passa a ser oferecido de fábrica com todos os opcionais de conforto, segurança e luxo, inclusive os bancos reclináveis revestidos em couro.
A nova versão, que já está em toda rede de concessionárias da marca pelo preço sugerido de R$ 139.628,00 (considerando ICMS de 12%), só será disponível na cor prata e virá equipado com motor de 146 cv. Com mais esta versão, a Mercedes-Benz se torna a marca com o maior número de modelos de vans e furgões em seu portfólio. Nas versões com passageiros, a marca conta com os modelos 15+1, 17+1 e a também versão 20+1, a maior do segmento no País. Por enquanto, só a Mercedes-Benz tem a versão Premium, 9 + 1, oferecida como item de série de fábrica, os veículos da concorrência são adaptados por implementadores independentes.
De acordo com Garcia, a empresa espera vender 300 unidades deste modelo até o final do ano em função do aquecimento no setor de turismo. “Não é possível fazer uma estima para o ano que vem, mas considerando o ritmo atual, esperamos dobrar este volume”, finaliza o executivo.