De Rooy quebra, Loprais vence 9ª etapa e Nikolaev assume liderança no Dakar

Após um domingo de folga no Rally Dakar, a nona etapa, realizada nesta segunda-feira, foi bastante amarga para o atual campeão e até então líder entre os caminhões, Gerard de Rooy. O holandês teve problemas com o turbo de seu Iveco e, com ajuda do companheiro de equipe Miki Biasion, praticamente se arrastou até a linha de chegada da prova que cruzou 293 km entre San Miguel de Tucumán e Córdoba, na Argentina.

Com isso, o caminho ficou livre para que o russo Eduard Nikolaev. O piloto da Kamaz completou a etapa na sexta posição da especial e assumiu a liderança da competição, se beneficiando da quebra de De Rooy e da colocação dos outros concorrentes na briga pelo título.

O vencedor da prova foi Ales Loprais. O tcheco da Tatra passou pela linha de chegada somente sete segundos antes de Peter Versluis, da MAN, com o tempo de 3h18min32s. Piloto da Kamaz, Andrey Karginov terminou em terceiro lugar, 1m36 depois de Loprais.

Outra equipe que segue forte na briga pelo título entre os caminhões, o trio tcheco liderado por Martin Kolomy chegou na quarta posição. Em quinto lugar ficou Marcel van Vliet, que pilota um caminhão da MAN.

Vencedor da etapa: Loprais (TCH) / Bruynkens (BEL) / Pustejovsky (TCH) – Tatra – 3h18m32s

Classificação geral:
1º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – 23h10m20s
2º – Kolomy (TCH)/ Kilian (TCH)/ Killian (TCH) – Tatra – a 17m56s
3º – Mardeev (RUS)/ Belyaev (RUS)/ Mirniy (RUS) – Kamaz – a 33m32s
4º – Kargonov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – a 1h0m4s
5º – Loprais (TCH) / Bruynkens (BEL) / Pustejovsky (TCH) – Tatra – 1h31m37s

(LT)

Foto: Divulgação