Definidos os 24 finalistas do ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’

Estão definidos os 24 motoristas que disputarão o título da competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB), organizada pela Scania. Neste fim de semana, Rondonópolis (MT) sediou as duas últimas etapas da ação e classificou mais dois condutores para a final nacional que será disputada de 25 a 27 de outubro, em São Paulo. No sábado (20), Gilciomar Berdnaski, de Mineiros (GO) foi o vencedor, enquanto o rondopolitano Adenir de Almeida ganhou as provas do domingo (21).

Os vencedores da 12ª e última final regional terão a missão de representar o Centro-Oeste do País na finalíssima do evento. Com a vitória de Berdnaski e Almeida todas as regiões do Brasil possuem representantes na grande final do MMCB. “O balanço, ao término das fases regionais, é fantástico. Em todas as etapas tivemos a participação de motoristas de qualidade e preocupados com o treinamento e a direção defensiva”, diz Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.

A ação nasceu na Suécia, em 2003, e chegou ao Brasil em 2005. Em 2012, o País bateu o recorde mundial de inscrições com 47 mil participantes.

As provas de domingo do MMCB consagraram Adenir Furquin de Almeida, 47 anos. De Rondonópolis, cidade-sede da última etapa, o motorista mostrou toda a sua destreza para superar seus adversários e garantir vaga na grande final. “Estou muito contente, pois não esperava ganhar. A minha prioridade era participar. Independente do resultado, de ser ou não o Melhor do Brasil isso já é uma grande vitória.”

Almeida dirige caminhões há seis anos. Durante 15 anos ele atuou como motorista de ônibus. Casado e pai de duas meninas, atualmente, transporta bebidas pelas regiões Norte e Centro-Oeste à serviço da Comando Diesel. Além do troféu, o condutor celebra o direito ao curso de treinamento, prêmio que os primeiros colocados são contemplados. “Acredito que esta vitória irá ajudar a melhorar o meu desempenho no trabalho, pois vou ganhar muito com o treinamento oferecido ao campeão da etapa regional.”

Adenir Almeida

No sábado, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Gilciomar Berdnaski, 29 anos, de Mineiros (GO). Caminhoneiro há cinco anos, ele participou pela primeira vez do MMCB. “Eu fiz a inscrição por causa de uma campanha interna na empresa. Nas provas procurei aplicar o que eu faço no dia a dia”. Casado e pai de um menino ele trabalha para a JSL transportando cana de açúcar dentro de uma usina.

Gilciomar Berdnaski

A Casa Scania Rota Oeste de Rondonópolis foi a responsável pela organização do evento. As provas (divididas em manobra, percurso, checklist e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. A competição também possui um lado social. O público presente pôde fazer exames de glicemia, hepatite, HIV, aferição de pressão arterial, além de serviços como corte de cabelo e recreação infantil e teatro para a família estão entre as atividades oferecidas.

(EH)

Foto: Divulgação Scania

- Publicidade -