Por Mauro Cassane
O “bicudo” versão 2012 perdeu suas características espartanas. Na foto já é possível ver. Ficou, inegavelmente, com uma cara bem mais moderna, valorizando seu atributo mais eloqüente: a robustez.
A grade frontal ganhou lâminas encorpadas, com a estrela Mercedes-Benz projetada um pouco para fora bem no centro. O conjunto ótico, o parachoque e os retrovisores harmonizam-se com as linhas mais modernas da cabina.
O uso de policarbonato nos caminhões Atron rodoviários amplia a resistência do conjunto ótico a condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas.
No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, o parassol externo integrado à cabina e as destacadas entradas de ar laterais acentuam a imagem de força deste caminhão pesado.
Internamente o caminhão não mudou muito, mas há pormenores que fazem alguma diferença. Há novas opções de revestimento e cores dos bancos, o painel de instrumentos ficou mais vistoso e, agora, com computador de bordo. O volante tem uma empunhadura melhor e os comandos estão mais à mão.
Para maior comodidade do motorista, o Atron 1635 vem equipado, de série, com piloto automático, item disponível como opcional para o 1319 e o 2324. Este é um recurso especialmente indicado para longos trajetos rodoviários, contribuindo para uma condução mais confortável.
Assegurando maior praticidade na operação diária do caminhão, o motorista dispõe ainda de freio-motor, acionado por alavanca na coluna de direção no caso do Atron 1635 e por tecla no painel nos demais modelos da linha. No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, a alavanca do freio da carreta está posicionada ergonomicamente no painel.
Outra novidade que chega com a linha Atron é a chave de ignição com imobilizador, sistema que evita que o veículo seja acionado indevidamente. Este recurso oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona maior segurança para o motorista, o veículo e a carga.
O painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, e, no caso do Atron 1635, também o Econômetro, faixa verde variável que indica a rotação adequada para menor consumo na condição de uso.
Além de atender as novas do Proconve P-7, os motores que equipam os caminhões Atron são mais potentes e possuem mais torque que seus antecessores (veja quadro abaixo). E, todos, equipados com freio-motor Top Brake.
Com a nova motorização, mais ecológica, aumentou-se o tempo da troca de óleo. No caso do uso rodoviário do Atron 2324, por exemplo, o intervalo passa de 45.000 km para 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão.
Linha Atron
Modelo | Motor | PBT legal (kg) | Entreeixos (mm) |
1319 4×2
|
OM 924 LA
185 cv @ 2.200 rpm 71 mkgf @ 1.200-1.600 rpm |
13.900 | 5.170 |
2324 6×2
|
OM 926 LA
238 cv @ 2.200 rpm 87 mkgf @ 1.200-1.600 rpm |
22.000 | 5.170 |
2729 6×4
(plataforma, basculante e betoneira) |
OM 926 LA
286 cv @ 2.200 rpm 114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm |
23.000 | 4.830/3.600 |
1635 4×2
(cavalo mecânico) |
OM 457 LA
345 cv @ 1.900 rpm 148 mkgf @ 1.100 rpm |
50.000 (CMT) | 4.500 |