Destaque para nova cara

Por Mauro Cassane

O “bicudo” versão 2012 perdeu suas características espartanas. Na foto já é possível ver. Ficou, inegavelmente, com uma cara bem mais moderna, valorizando seu atributo mais eloqüente: a robustez.

A grade frontal ganhou lâminas encorpadas, com a estrela Mercedes-Benz projetada um pouco para fora bem no centro. O conjunto ótico, o parachoque e os retrovisores harmonizam-se com as linhas mais modernas da cabina.

O uso de policarbonato nos caminhões Atron rodoviários amplia a resistência do conjunto ótico a condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas.

No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, o parassol externo integrado à cabina e as destacadas entradas de ar laterais acentuam a imagem de força deste caminhão pesado.

Internamente o caminhão não mudou muito, mas há pormenores que fazem alguma diferença. Há novas opções de revestimento e cores dos bancos, o painel de instrumentos ficou mais vistoso e, agora, com computador de bordo. O volante tem uma empunhadura melhor e os comandos estão mais à mão.

Para maior comodidade do motorista, o Atron 1635 vem equipado, de série, com piloto automático, item disponível como opcional para o 1319 e o 2324. Este é um recurso especialmente indicado para longos trajetos rodoviários, contribuindo para uma condução mais confortável.

Assegurando maior praticidade na operação diária do caminhão, o motorista dispõe ainda de freio-motor, acionado por alavanca na coluna de direção no caso do Atron 1635 e por tecla no painel nos demais modelos da linha. No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, a alavanca do freio da carreta está posicionada ergonomicamente no painel.

Outra novidade que chega com a linha Atron é a chave de ignição com imobilizador, sistema que evita que o veículo seja acionado indevidamente. Este recurso oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona maior segurança para o motorista, o veículo e a carga.

O painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, e, no caso do Atron 1635, também o Econômetro, faixa verde variável que indica a rotação adequada para menor consumo na condição de uso.

Além de atender as novas do Proconve P-7, os motores que equipam os caminhões Atron são mais potentes e possuem mais torque que seus antecessores (veja quadro abaixo). E, todos, equipados com freio-motor Top Brake.

Com a nova motorização, mais ecológica, aumentou-se o tempo da troca de óleo. No caso do uso rodoviário do Atron 2324, por exemplo, o intervalo passa de 45.000 km para 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão.

Linha Atron

Modelo Motor PBT legal (kg) Entreeixos (mm)
1319 4×2

OM 924 LA

185 cv @ 2.200 rpm

71 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

13.900 5.170
2324 6×2

OM 926 LA

238 cv @ 2.200 rpm

87 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

22.000 5.170
2729 6×4

(plataforma, basculante e betoneira)

OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

23.000 4.830/3.600
1635 4×2

(cavalo mecânico)

OM 457 LA

345 cv @ 1.900 rpm

148 mkgf @ 1.100 rpm

50.000 (CMT) 4.500
- Publicidade -