Donos de veículos receberão avisos para o pagamento do IPVA

Cerca de 15 milhões de avisos de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2012 foram postados ontem pelo governo estadual de São Paulo para os proprietários de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) paulista. De acordo com a secretaria da Fazenda, o aviso não é boleto e nem guia de pagamento, e sim apenas um lembrete.

Amanhã, a Fazenda paulista libera o pagamento antecipado do imposto. A partir desta quarta-feira (21/12), todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto.

O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para pagar o IPVA 2012 em cota única, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Outra opção é quitar o imposto em fevereiro, mas sem desconto. O seguro obrigatório deve ser recolhido junto com a primeira parcela do imposto (para quem dividir o pagamento), ou junto com a cota única.

Ao pagar o imposto no banco, o proprietário deve levar consigo o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento no caixa.  Os pagamentos também podem ser feitos nos terminais de auto atendimento, pela internet ou débito agendado.

Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) para obter informações sobre o imposto. Mesmo que o proprietário não receba o aviso de vencimento, o IPVA é devido e deve ser pago no vencimento conforme o calendário definido para 2012.

Confira abaixo o calendário de vencimento por final de placa para caminhões:


Foto: Mercedes-Benz

- Publicidade -