Um dos destaques da Fenatran de 2017, o VUC elétrico e-Delivery da Volkswagen foi apresentado mais uma vez para a imprensa nesta terça-feira (13) em evento em São Paulo (SP). O interessante é ver que o caminhão já exibe novidades em relação ao protótipo que conhecemos no ano passado.

Estas mudanças são fruto da fase de testes realizados desde a Fenatran. Há um ano, a Ambev foi anunciada como parceira do projeto de desenvolvimento do modelo. Agora, com a fase piloto de testes completa, o e-Delivery ficou mais adaptado às necessidades de campo da cervejaria, passando a ter um 3º eixo.

Ao todo, a fase de teste durou 30 dias, tempo em que o veículo percorreu 900 km consumindo 950 kWh em entregas pelas ruas de São Paulo. Isso representou uma economia de 200 litros de diesel, que deixaram de ser utilizados na operação. O caminhão testado é recarregado com 100% de energia solar. Com os resultados colhidos tem prosseguimento a intenção da Ambev de ter 1,6 mil caminhões elétricos integrando a frota até 2023, o equivalente a 35% da frota total da empresa.

Leia também:
Fenatran confirma novos rumos do transporte de cargas no Brasil

“Temos o sonho de construir um legado sustentável e de longo prazo, que permaneça para as próximas gerações, e investir em projetos socioambientais é um de nossos principais focos de atuação para atingir esse objetivo. A parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus é um passo importante em direção ao mundo melhor que queremos construir, e saber que ambas as companhias partilham desse mesmo sonho é muito motivador. Afinal, sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, sustentabilidade é o nosso negócio”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

“Desde o início de nossas operações, sempre nos preocupamos em nos manter na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias e investir continuamente em novas soluções que contribuam para a operação do cliente e também o meio ambiente”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da Diretoria do Grupo TRATON.