É TETRA! Felipe Giaffone vence e leva o título da Fórmula Truck

A Fórmula Truck tem seu primeiro tetra campeão, Felipe Giaffone. O piloto paulista mostrou porque chegou como franco favorito na última etapa da temporada e conquistou seu quarto título.

940x529_tres-primeiros

O autódromo de Londrina (PR) foi o local escolhido para definir o título da temporada 2016 da Fórmula Truck.

Os postulantes ao campeonato eram Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Com apenas 28 pontos de diferença entre o primeiro e o segundo.

Na pista a disputa entre os dois foi o principal ingrediente de um fim de semana de muita emoção. Já na tomada de tempo, ficou claro que ambos brigariam com tudo o que tinham pelo campeonato e Giaffone saiu na frente, conquistando a pole position e vendo Salustiano largando apenas da oitava posição.

A prova final aconteceu pela primeira vez na história da Truck em um sábado, em homenagem ao aniversário da cidade de Londrina, e para comemorar muita chuva caiu para deixar a prova ainda mais interessante.

300x400_giaffone-campeao
Giaffone comemora título. (Foto: Divulgação)

Giaffone garantiu a ponta na largada e levou seu caminhão Volkswagen com cuidado até a última volta da primeira parte da prova, garantindo assim o primeiro lugar na primeira corrida.

Na relargada para a segunda parte da corrida Salustiano pulou na frente de Giaffone e agarrou o primeiro lugar com unhas e dentes até o fim da corrida.

No entanto, a comissão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) avaliou que a ultrapassagem de Salustiano na relargada foi irregular e puniu o piloto em 20 segundos, dessa forma ele terminou apenas em sétimo lugar.

Com a vitória, Felipe Giaffone não só garantiu o título como quebrou um recorde. Ele se igualou a Wellington Cirino, com o maior número de pole positions, 29, e se igualou a Renato Martins, com o maior número de vitórias, 27.

O campeonato terminou com Giaffone na liderança, com 401 pontos, seguido de Salustiano, com 367, Diogo Pachenki, com 289, André Marques, com 263 e David Muffato, com 245.

A organização da Fórmula Truck promete muita novidade e emoção para a temporada de 2017.