Em quatro edições, Sul-Americano de Fórmula Truck teve quatro marcas campeãs

A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no último domingo (8) no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, cidade da província argentina de Córdoba, marcou também o encerramento da edição de 2013 do Campeonato Sul-Americano da categoria. A vitória na etapa garantiu o título continental ao piloto pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco – foi o primeiro título da marca na categoria.

O Sul-Americano contemplou quatro das sete etapas já realizadas neste ano. A primeira, no dia 10 de março na pista de Tarumã, em Viamão (RS), foi teve o paranaense Wellington Cirino, da ABF Santos Desenvolvimento. Régis Boessio, gaúcho que defende a ABF Desenvolvimento Team, ganhou a etapa seguinte, em Caruaru (PE) – tal qual Cirino, ele pilota um caminhão Mercedes-Benz. Monteiro venceu a terceira, em Interlagos (SP).

O título conquistado por Monteiro consolidou uma curiosa estatística no histórico: a rotatividade entre as marcas campeãs. Desde a instituição do Sul-Americano, na 15ª temporada da Fórmula Truck, a de 2010, foram disputadas quatro edições da versão continental, com cada marca chegando ao título em uma edição. As quatro primeiras temporadas do Sul-Americano tiveram como campeões os pilotos da Scania, Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco.

Na temporada de estreia, em 2010, o Sul-Americano contemplou todas as 10 etapas do calendário da Fórmula Truck. O paulista Roberval Andrade foi o campeão, conduzindo o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport à vitória cinco vezes. Em 2011, sete etapas valeram pelo Brasileiro e as outras três pelo Sul-Americano. Destas três, duas foram vencidas pelo também paulista Felipe Giaffone, da RM Competições, campeão com um Volkswagen.

Em 2012 a Fórmula Truck passou a computar pelo Sul-Americano quatro das 10 etapas do Brasileiro. As quatro tiveram nomes diferentes conquistando as vitórias – Monteiro venceu com Iveco em Viamão, Cirino dominou a etapa de Caruaru com Mercedes-Benz, Leandro Totti venceu a etapa de Interlagos com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team e Giaffone levou o Volkswagen da RM Competições ao primeiro lugar em Córdoba. Totti foi campeão.

BRASILEIRO DE 2013
A temporada de 2013 da Fórmula Truck prevê ainda três etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro. A próxima, no dia 13 de outubro, acontecerá em Guaporé (RS). A penúltima, marcada para 10 de novembro, será disputada em Pinhais (PR). A corrida de encerramento da competição, no dia 8 de dezembro, vai confrontar os pilotos em Brasília (DF). Monteiro, com a vitória em Córdoba, assumiu também a liderança do Campeonato Brasileiro.

- Publicidade -