Estreantes têm bom desempenho na Fórmula Truck em Tarumã

Welington Cirino comemorou a vitória na corrida que abriu a temporada 2013 da Fórmula Truck, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na grande Porto Alegre. Geraldo Piquet e Paulo Salustiano, segundo e terceiro lugares, respectivamente, e a equipe ABF, que colocou os três primeiros colocados no pódio, também tiveram motivos para comemorar.

Satisfeitos também ficaram os pilotos que fizeram suas estreias. Diogo Pachenki (ABF Racing) foi o estreante mais bem colocado. O piloto de Cascavel chegou na nona colocação, depois de largar em último devido à quebra do motor no último treino livre do sábado.

“Nos treinos eu já havia ficado entre os dez mais rápidos, acho que chegaria mais à frente se tivesse classificado”, avalia. “Aprendi muito, foi importante pontuar logo na primeira corrida. O fim de semana foi fantástico. Sei que posso melhorar para Londrina”, confia, se referindo à etapa de sete de abril no norte do Paraná.

O paulista Ronaldo Kastropil (Scania/Ticket Car Corinthians) cruzou a linha de chegada em sequência, em décimo lugar. Considerou positiva sua primeira participação na categoria, ele que competia pela GT. “Tudo é novo para mim. Estou gratificado pelo resultado. Mas preciso treinar muito ainda”, disse.

O 14º lugar de Jansen Bueno (DB Motorsport) foi bem recebido pelo piloto e pela sua equipe, pois o caminhão apresentou perda de potência originada pelo entupimento do catalizador. Ele acredita num melhor resultado já para a corrida de Londrina. “Tentei fazer meu melhor, manter um ritmo próprio. Na próxima, deverei estar mais tranquilo, já não há ansiedade da estreia”.

O estreante mais experiente, Edu Piano (Território Motorsport), multicampeão de rally, chegou na 15ª colocação em sua primeira vez correndo no asfalto. Para Piano a adaptação às pistas, “novos horizontes”, com ele define foi boa. “Não é fácil, mas é legal, uma redescoberta. Foi produtivo terminar esta primeira prova sem quebras. Estamos no caminho”, finalizou.

(LT)

Fotos: Orlei Silva