F-250 bate recordes mundiais de velocidade

A Ford F-250 Super Duty 2011 preparada pela Hajek Motorsports bateu dois recordes mundiais de velocidade na famosa Bonneville Salt Flats, área desértica no estado de Utah, nos Estados Unidos, tradicionalmente usada para esse tipo de teste.

O bólido foi equipado com o motor V8 Power Stroke de 6.7 litros, que fez a picape “voar” a 293 km/h usando diesel B20 (com 20% de biodiesel à base de soja) e 275 km/h com diesel comum. O recorde anterior na categoria diesel, de 268,5 km/h, pertencia à GM Duramax. Na categoria biodiesel, a marca anterior era de 210 km/h.

Apesar dos veículos tunados serem maioria na quebra de recordes, a F-250 preparada pela Hajek Motorsports utiliza muitas peças de produção normal para aumentar a velocidade.

Os motores Power Stroke 6.7 turbodiesel podem operar com uma mistura de até 20% de biodiesel. “A competição faz parte do DNA da Ford e, para nós, é natural construir um veículo de corrida que demonstra a sua liderança no mercado de picapes a diesel e biodiesel”, diz Brent Hajek, dono da Hajek Motorsports.

Produtor de soja e milho no estado de Oklahoma (EUA), Hajek é um especialista em picapes e biodiesel. Ele tem seis Ford F-250 em sua fazenda e a que mantém para uso próprio, modelo 1997, já rodou mais de 640.000 km.

Modificações
Para quebrar os recordes de velocidade, a picape recebeu diferentes componentes periféricos do motor, como bomba de combustível de alta pressão, injetores e turbo para aumentar o fluxo de combustível. A taxa de compressão também foi alterada.

“Aumentamos a potência do motor em mais de 50% com apenas algumas mudanças”, disse Paul Niessen, engenheiro de Powertrain. A picape recebeu uma gaiola de segurança e cintos de segurança de cinco pontos.

O motor Power Stroke V8 6.7 turbodiesel produz 400 cavalos e 111 kgfm de torque, e possui sistema de exaustão de arquitetura interna, bloco compacto de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, turbo seqüencial, sistema de combustível common-rail de alta pressão (29.000 psi) e compatibilidade com biodiesel B20.

Foto: Divulgação

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