Felipe Giaffone é campeão da Copa Centro Oeste, em Goiânia

Felipe Giaffone leva a melhor em Goiânia e, com dois segundo lugar, conquista o título da Copa Truck Centro Oeste.

Felipe Giaffone comemora vitória Goiânia. (Foto: Divulgação Copa Truck)

Os 36 mil goianos que estiveram presentes no Autódromo de Goiânia e estabeleceram o novo recorde de público da história da Copa Truck viram Felipe Giaffone conquistar o título da Copa Centro-Oeste e Danilo Dirani estrear com vitória em sua nova equipe – que tem menos de 20 dias de vida.

Largando da terceira posição na primeira corrida, Dirani passou para segundo quando o pole Wellington Cirino foi forçado a largar dos boxes, por conta de um problema de motor que forçou seu abandono nas duas provas. Danilo tomou a ponta para não perder mais na segunda volta em uma linda manobra sobre Giaffone, que estava mais preocupado em monitorar o desempenho de Roberval Andrade, apenas o sexto. Giuliano Losacco completou o pódio da corrida 1, seguido de pertinho por André Marques, que praticamente consolidou o terceiro lugar na Copa Centro-Oeste com este resultado.

“Não esperava essas vitórias. A equipe tem 20 dias de idade, é bebezinha. A intenção era chegar bem organizado. O Pedro nunca tinha andado de caminhão e chegou a largar em segundo na prova 2. As vitória são a cereja do bolo, muito legal, um sinal de que estamos no caminho certo”, comemorou Dirani.

Segunda corrida

A corrida 2 serviu para confirmar não só o desempenho de Dirani quanto o título de Felipe Giaffone. Logo na largada, o pole Witold Ramasauskas foi engolido por Roberval e pelo estreante Pedro Paulo, que rodaria momentos depois e abandonaria a prova. Mais atrás, por conta do grid invertido, Danilo e Felipe engoliam quem vinha pela frente até que ambos encostaram em Roberval, que, preocupado em se garantir na Grande Final, preferiu não impor muitas dificuldades, perdendo as duas primeiras posições e terminando a prova em terceiro. Quarto na prova, Marques confirmou o Bronze na Copa, enquanto Beto Monteiro salvou um pódio com o quinto lugar.

“Finalmente consegui me garantir para a decisão. Se eu não tivesse conseguido aqui, eu sofreria uma pressão triplicada na Copa Mercosul. Agora é trabalhar para construir uma boa pontuação para a Grande Final”, falou Giaffone, aliviado.

“Faltou pouco para vencer. A gente não tava com um ritmo bom e dificuldade de retomada por conta de um problema na injeção. Administrei a liderança o quanto pude, mas decidi priorizar os pontos para me classificar e consegui”, analisou Roberval.

No resultado final, Felipe Giaffone concluiu a Copa Centro-Oeste com 74 pontos, contra 66 de Roberval, 57 de Marques, 54 de Losacco e 40 de Dirani. Entre as montadoras, a Volkswagen/MAN levou o título com 123 pontos, contra 116 da Mercedes-Benz e 101 da Iveco.

O próximo encontro da Copa Truck é em Buenos Aires, na Argentina, com a abertura da Copa Mercosul.

Próximas etapas

16/09 COPA MERCOSUL – BUENOS AIRES/ARG
07/10 COPA MERCOSUL – RIVERA/URG
28/10 COPA SUDESTE – CURVELO/MG
02/12 GRANDE FINAL – CURITIBA/PR