A Fenatran 2019, maior feira do segmento de transporte de carga da América Latina, foi lançada oficialmente na última sexta-feira (24) com a presença de jornalistas e representantes das empresas expositoras e das entidades organizadoras.

De acordo com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, a Fenatran 2019 deve gerar R$ 4 bilhões em valor de intenção de compra, o mesmo volume registrado na última edição, realizada em 2017. Apesar disso, estima que esta deverá ser a maior edição já realizada da feira que reúne toda a cadeia de caminhões. O evento será realizado entre 14 e 18 de outubro no São Paulo Expo.

Segundo o vice-presidente da Reed, Paulo Octávio Pereira, 400 marcas já confirmaram presença: “A expectativa é de que consigamos ultrapassar esse número de marcas e chegar a 420 ou 430, mas já é uma certeza de que será a maior Fenatran”, afirmou.

Com 100% dos mais de 90 mil metros quadrados ocupados para a feira, entre as montadoras de caminhões, apenas a Ford e a Agrale não participarão da mostra. As confirmadas são: DAF, Iveco, Mercedes-Benz, PSA (Peugeot Citroën, com comerciais leves), Scania, Volkswagen Caminhões (MAN) e Volvo.

Lara explica que nesta edição a Fenatran será focada nos pilares: exposição, geração de negócios, conteúdo e experiências. Entre as atrações, a feira trará de volta o Fenatran Experience, test-drive de caminhões que será feito na área externa do São Paulo Expo. A última vez em que a Fenatran contou com essa atividade foi na edição de 2013. Por enquanto, as marcas confirmadas para os testes são Citroën, Mercedes-Benz, Peugeot e Scania.

O projeto New Mobility, lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, que consiste em uma arena de conhecimento com apresentações e debates de temas relevantes para o setor, ganhará uma versão para a Fenatran como New Mobility Logistics, com discussões sobre as novas soluções e tecnologias para o setor de mobilidade e transporte urbano.

A feira também contará com outros eventos simultâneos, como a Movimat, Salão Internacional de Logística Integrada, que é incorporada à Fenatran pela segunda edição consecutiva, além do Congresso SAE Brasil, que está em sua 28ª edição com o tema Veículos e Vias Inteligentes – O Caminho para a Mobilidade Sustentável. O congresso deste ano será presidido por Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania América Latina.

“Estamos animados com a Fenatran. Vejo com otimismo esse momento de crescimento do mercado, embora seja moderado, mas se trata de crescimento. Este ano o mercado de caminhões deve chegar às 88 mil unidades vendidas contra as 76 mil de 2018. Para a Fenatran, teremos grandes surpresas nesta edição. Já vimos o que acontece no transporte da Europa e teremos novidades equivalentes aqui no Brasil em termos de produtos, serviços, tecnologia e conectividade”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos de Moraes.

Já Norberto Fabris, presidente da Anfir, associação que reúne os fabricantes de implementos, comemora o aumento de 80% de ocupação de área entre suas associadas. “Nesta edição da Fenatran, nossa expectativa é de que tenhamos um volume maior de negócios com relação ao que foi em 2017”.

Fonte: Portal NTC.

- Publicidade -