Ford mostra prévia do novo Fiesta RS de 385 cv para o Mundial de Rali de 2017

Testado no campo de provas da M-Sport, parceira do projeto, o protótipo entra agora numa nova fase de desenvolvimento

940x529_NewFiestaRS WRC-2016

A Ford divulgou as primeiras imagens do novo Fiesta RS 2017 que está sendo especialmente desenvolvido para a próxima temporada do Campeonato Mundial de Rali (WRC). A nova geração do modelo, focada inteiramente no mundial, tem muitas inovações, incluindo um motor EcoBoost de 385 cv, nova carroceria e aprimoramentos nos sistemas de transmissão e tração, tornando-se um dos modelos mais rápidos e estáveis da história do Fiesta RS.

Veja também: Preto é a cor preferida dos motoristas paulistas; veja ranking

Testado no campo de provas da preparadora M-Sport, parceira do projeto, na região de Cumbria, no noroeste da Inglaterra, o protótipo apresentado na configuração hatchback entra agora numa nova fase de desenvolvimento, com um programa intenso de rodagem em condições reais em várias estradas da Europa.

“Depois dos testes iniciais nas pistas, vamos para as estradas em clima de empolgação. Já provamos a nossa vocação vencedora de engenharia e os primeiros resultados mostram que com esse modelo não será diferente”, diz Malcolm Wilson, diretor administrativo da M-Sport. “É apenas o primeiro protótipo, mas a sua velocidade é realmente incrível.”

O Fiesta RS WRC 2017 foi totalmente reestilizado a partir do zero. Ele conta com um restritor de 36 mm para limitar a potência em 385 cv, ou seja, 60 cv a mais que os carros atuais. Tem também um diferencial central para aprimorar a dirigibilidade. Todos os componentes mecânicos do Ford Fiesta RS WRC 2017 já foram testados no primeiro protótipo e o trabalho agora é voltado para os ajustes aerodinâmicos.

Novas regras

O novo modelo do Fiesta estará adequado às novas regras que passam a vigorar em 2017 no Campeonato Mundial de Rali da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), muito mais competitivo. Desde que o Fiesta RS WRC foi lançado, em 2011, a competição nunca passou por uma revolução tão grande em termos técnicos e de homologação.

A regulamentação inaugura uma nova era na categoria. Os novos carros serão 55 mm mais largos que os atuais, 10 kg mais leves e terão mais liberdade aerodinâmica, lembrando os famosos compactos da década de 1980.

A parceria da M-Sport com a Ford Performance já produziu o Ford Focus RS RX, que em apenas seis corridas conquistou três pódios e duas vitórias para a equipe Hoonigan Racing Division. Essa parceria continua com novos investimentos, agora totalmente centrados no Fiesta 2017.

- Publicidade -