Fórmula Truck chega a Curitiba com disputa acirrada pela liderança do campeonato

Por Fernando Rosa
Do Brasil Caminhoneiro

A próxima parada da Fórmula Truck é em Curitiba entre os dias 11 e 13 de setembro. A capital paranaense receberá a mais emocionante categoria do automobilismo brasileiro em três dias de muita emoção.

O campeonato está acirrado, na última etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), o piloto da ABF Mercedes Benz, Paulo Salustiano, foi imbatível. Fez pole position, melhor volta e chegou em primeiro nas duas corridas da etapa. Logo atrás dele nas duas provas, Felipe Giaffone, da RM Competições.

A disputa entre os dois, que são os líderes da competição está cada vez mais apertada. Após Santa Cruz do Sul, Giaffone tem 241 pontos, enquanto Salustiano tem 240.

Entre os elementos que vem deixando as corridas da Truck ainda mais emocionantes está a novidade que começou a ser utilizada na etapa do Rio Grande do Sul, os restritores de potência nos caminhões dos primeiros colocados.

Os três primeiros na classificação agora estão usando um restritor que reduz um pouco a potência dos motores deles. Giaffone, por ser o primeiro colocado, precisa utilizar um restritor de 74 milímetros, que diminui a potência de seu motor em 70 cavalos. Salustiano, usa o de 76 mm, com uma diminuição de 50 cavalos e Leandro Totti, terceiro colocado, usa o restritor de 78 mm e perde cerca de 30 cavalos de potência. Dessa forma, a disputa tem ficado cada vez mais emocionante e o resultado final é imprevisível.

Os treinos começam na sexta-feira, no sábado é feita a tomada de tempo oficial, que definirá o grid de largada e domingo acontecem as duas corridas da etapa.

Para os caminhoneiros que estiverem pela capital paranaense, os ingressos estão à venda pela internet, no site da Fórmula Truck, nas bilheterias do Autódromo de Curitiba e em alguns Postos Petrobras da região, com valores a partir de R$35 .