Hi-Way é a aposta da Iveco para competir no seleto segmento dos pesadões da linha Premium

Por Mauro Cassane, editor-chefe do Portal Brasil Caminhoneiro
De Santiago, no Chile

Agora os transportadores que buscam sofisticação tecnológica para se tornarem mais competitivos têm um novo produto para avaliar no restrito rol dos caminhões Premium: o Iveco Hi-Way, um veículo que chega ao Brasil praticamente ao mesmo tempo em que foi lançado na Europa e que, na no velho continente, abiscoitou o título de Caminhão do Ano de 2013, que é como uma espécie de “Oscar” para a indústria de caminhões.

O caminhão, apresentado oficialmente à imprensa brasileira especializada nesta segunda-feira, 19, é resultado de um aporte de mais de um bilhão de reias que a Iveco fez em todo o mundo para produzir um caminhão, definitivamente, Premium. De acordo com Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America, a Iveco investiu 100 milhões de reais somente para fazer a adaptação do veículo às peculiaridades de clima e estradas do Brasil. O valor é considerável para se dizer que o veículo passou apenas por uma “tropicalização” aqui no Brasil.

Marcello Motta, diretor de plataforma e desenvolvimento de produto da Iveco, explica que, no mundo, o novo produto rodou mais de dois milhões de quilômetros em fase de teste para que a engenharia fizesse os devidos ajustes. “Foram 150 mil horas de desenvolvimento de engenharia”. Além disso, para a engenharia brasileira adequar o Hi Way às condições de estrada do Brasil, uma frota de 34 caminhões rodaram com clientes que, por sua vez, também contribuíram com informações para o aperfeiçoamento do caminhão.

O resultado foi o que a imprensa viu em uma apresentação, também Premium, na cidade de Santiago, a capital chilena. O caminhão reúne em si um pacote de itens que incrementa conforto, segurança e performance. A cor laranja foi a escolhida pela Iveco para a identificação do produto, e é a cor que vem de série, mas o cliente tem outras 12 opções de cores e pode, inclusive, montar seu caminhão preferido no hotsite especialmente preparado para este fim: WWW.ivecohiway.com.br

Vale a pena navegar pelo hotsite para conhecer melhor o produto e ver as mais diversas combinações com cabina (alta e média), motorização que começa com a top, de 560 cv, tem a intermediária de 480 cv e a de entrada, de 440 cv. O motor, para as três opções, é o eficiente FPT Cursor 13, que já equipa os Stralis Ecoline, e é reconhecido por harmonizar potência com economia de combustível. Contudo apenas o Hi-Way será equipado com a potência top de 560 cv. Além disso o Hi-Way vem com três opções de tração: 4×2, 6×2 e 6×4.

Antes, porém, de falar um pouco mais das qualidades técnicas do Hi-Way vale mencionar logo de cara o que salta aos olhos: a cabina é surpreendente tanto por dentro quanto por fora. É, sem dúvida, um caminhão que chama a atenção pela beleza mas sem perder a mão quando o assunto é diminuir o arrasto e ofertar maior eficiência aerodinâmica (o desenho da cabina permite uma melhoria de 3% no arrasto aerodinâmico). Com amplo espaço interno, o veículo está disponível nas versões teto alto ou teto médio, ambas com cabine leito com 2,5 metros de largura por 2,25 de comprimento, o que possibilita mobilidade e favorece a sensação de bem-estar. Com piso semipleno, a versão teto alto permite que uma pessoa de até 1,97 metro fique em pé sem encostar a cabeça no teto.

Há tempos que as fabricantes buscam oferecer, cada vez mais, soluções ergonômicas perfeitas. Com o Hi-Way a Iveco levou este quesito muito a sério e, por meio de simulações em 3D e 2D, desenhou um painel de instrumentos com “tudo o que é essencial ao alcance das mãos”, segundo Cristiane Nunes, gerente de Marketing do Produto da Iveco. Ao se sentar no banco do motorista a impressão é comparável á sensação de pilotar um automóvel de alto luxo. O banco permite diversos ajustes de acordo com a altura e peso do motorista, além de ter regulagem pneumática; e o mesmo acontece com o elegante volante, que combina com o painel, e possui, integrado, diversas funções como ajuste do som, o que permite que o condutor faça operações simples como autentar o volume do rádio ou trocar de estação sem tirar a mão do volante.

A produção do Hi-Way é realizada no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). De acorco com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, estima-se que esse mercado seja responsável pela comercialização de cerca de 40 mil unidades neste ano. “Em 2014, esse número poderá chegar a 50 mil veículos. A demanda de produtos do gênero tende também a ser impulsionada pelo agronegócio e pelas obras de infraestrutura nas maiores cidades brasileiras”.

Cavalcanti também destaca a garantia estendida exclusiva de quatro anos para o novo produto – um ano para o veículo completo e mais três anos para o trem de força – a maior do mercado.

A garantia maior é dada por conta da qualidade dos produtos empregados no Hi-Way. O motor Cursor 13 é largamente conhecido dos transportadores brasileiros por sua força, alta potência, durabilidade e economia. Nas três potências ofertadas ao mercado (440 cv, 480 cv e o novo 560 cv), a potência máxima já está disponível já a partir 1.900 rpm. O torque máximo dos novos motores chega a 2.100 Nm, na versão de 440 cv; 2.250 Nm, na versão de 480 cv; e 2.500 Nm, na versão de 560 cv, sempre na faixa de 1.000 a 1.550 rotações, o que garante uma direção mais agradável, maior amplitude de rotação dentro da faixa econômica e grande redução no consumo de combustível.

Na versão de 560 cv, desenvolvida exclusivamente para as versões top de gama do Hi-Way, o motor é confeccionado com materiais nobres, que possibilitam a redução do seu peso que auxiliam na redução do consumo de combustível. Exemplo disso é o uso de cabeçote em alumínio, 50% mais leve que o aço fundido, material geralmente utilizado neste componente.

O Cursor 13 possui também filtro de óleo ultrafino com membrana microporosa – o chamado Green Filter – que permite maior facilidade de manutenção e maior poder de reter impurezas, fator que resulta diretamente em intervalos maiores de troca de óleo e economia nos custos de manutenção. Equipaco com a nova turbina turbina VGT de geometria variável e aftercooler, o Cursor 13 proporciona a redução do desgaste e do esforço na operação do turbo, resultando em mais eficiência no uso do combustível e durabilidade de todo o sistema.

Outro destaque da família Hi-Way é o freio motor por descompressão e borboleta, que garante potência de frenagem de 415 cv. Esse componente garante maior segurança para o condutor e vida útil mais longa ao sistema de freio do caminhão – assegurando, consequentemente, mais rentabilidade para o transportador. O Hi-Way também conta com freio auxiliar Intarder, que, combinado ao freio motor, chega em quase 1.000 cv, a maior potência de frenagem do seu segmento. Como adicional, esse sistema gera mais segurança no sistema antitravamento das rodas. Também nesse sentido, o Hi-Way traz de série ajustador automático de freios, freios ABS e sensor do nível de desgaste da lona.

O veículo premium da Iveco vem equipado de série com câmbio automatizado Eurotronic, com 16 velocidades, permitindo mudanças rápidas e precisas de marcha, traduzidas em ganho de conforto ao motorista e redução de consumo. Em nome de uma autonomia ainda maior nas grandes viagens, as versões 4 X 2 e 6 X 2 vêm equipadas com tanque duplo de alumínio, com capacidade de 600 + 220 litros. Nas versões 6 X 4, a capacidade é ainda maior, chegando a 600 + 300 litros.

O Iveco Hi-Way conta com duas opções de suspensão: mecânica e pneumática full air. Nesse último caso, o componente é equipado com um sistema especial para manter a altura do chassi em trânsito e ajustar durante o carregamento e descarregamento, além de facilitar o engate e desengate de semirreboques. Essa tecnologia traz ganho de conforto aos ocupantes da cabine, melhora a proteção para a carga e aumenta a durabilidade do veículo, à medida que proporciona uma distribuição uniforme da carga nos chassis e pneus.

Os preços também posicionam o Hi-Way em uma zona de acesso bem interessante para os transportadores que já não abrem mais a mão de ter veículos Premium em sua frota: R$ 320 mil reais para a versão mais simples (4×2 com 440 cv) e R$ 395 mil a versão top de linha (6×4 com 560 cv e todos os acessórios mencionados acima).

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