Iveco-De Rooy domina primeira etapa peruana

Após vencer a etapa anterior, o piloto russo Andrey Karginov chegou confiante para a primeira etapa do Rali Dakar realizada no Peru, entre as cidades de Arequipa e Nasca. Mas o seu caminhão Kamaz não resistiu às pistas de areia desta sexta-feira: com problemas mecânicos, acabou terminando o dia em 40º lugar. Lá na frente, Gerard De Rooy (foto acima) venceu a quinta etapa deste ano, seguido de mais dois caminhões Iveco de sua própria equipe.

Na especial de 246 quilômetros, as máquinas da Iveco deram um show e ficaram entre os quatro primeiros. Stacey e Biasion empataram na performance, cravando o mesmo tempo de 32 segundos acima do líder De Rooy. Com os problemas de Karginov, o francês Joseph Adua, que chegou em quarto com seu Iveco, subiu para a quinta posição na tabela geral.

Ao fundo, o Oceano Pacífico

Pelo lado do Brasil, o caminhão da equipe Petrobras Lubrax ficou com a sétima posição do dia e subiu para a oitava colocação no acumulado. “A organização do rali conseguiu encontrar uma grande variedade de dunas aqui na América do Sul. Desta vez, era um tipo ‘baleia’, cadeia de dunas onde você sobe e desce toda hora. Já as de Copiapó eram altas, com descidas íngremes”, contou o piloto André Azevedo.

Petrobras Lubrax

“Também queria ressaltar a navegação do Maykel Justo hoje, foi perfeita! Em determinado momento, dois caminhões fizeram rotas inversas e o Maykel optou por um terceiro caminho, o correto”, acrescentou André.

Na etapa deste sábado, entre as cidades de Nasca e Pisco, haverá Deslocamento de 76 km e Especial com 276 km. No trajeto, mais dunas, que exigirão dos competidores uma resistência extrema frente ao cansaço acumulado dos dias anteriores.

Resultado da 12ª etapa

1) De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 02h59min00s

2) Stacey/Van Goor/Der Kinderen (Iveco): +00min32s

3) Biasion/Huisman/Albiero (Iveco): +00min32s

4) Adua/Alcayna/Torres (Iveco): +10min16s

5) Van Ginkel/Bruinsma/De Rooy (Ginaf): +15min17s

6) Valtr/Pabiska/Bervic (Liaz): +15min33s

7) Azevedo/Justo/Martinec (Tatra-Petrobras Lubrax): +18min10s

Classificação Geral dos Caminhões

1) De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 16h50min55s

2) Stacey/Van Goor/Der Kinderen (Iveco): +56min30s

3) Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (Kamaz): +01h39min43s

4) Mardeev/Mizyukaev/Sotnikov (Kamaz): +05h04min49s

5) Adua/Alcayna/Torres (Iveco): +05h22min52s

9) Azevedo/Justo/Martinec (Tatra-Petrobras Lubrax): +07h48min56s

Fotos: Iveco (Frederic Le Floch/DPPI); Panorâmica e Petrobras Lubrax (Maindru/Divulgação)