Jovens condutores se destacam no ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’

A competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), organizada pela Scania, consagrou mais dois jovens profissionais. Eles  foram os vencedores da 5ª final regional realizada nesse fim de semana, em Sumaré. A etapa, que representou Campinas e cidades vizinhas, bateu o recorde de inscritos na edição 2012, com cerca de sete mil participantes. No sábado (25 de agosto), Marcelo Silva, de 35 anos, de Campinas, foi o ganhador. Além dele, Duilio Martuci, 33 anos, de Itajobi (SP), primeiro lugar nas provas de domingo (26 de agosto) também está na final nacional, que será realizada em São Paulo, de 25 a 27 de outubro.

Por regulamento, cada final regional sedia duas etapas do MMCB, um no sábado e outra no domingo. Sumaré organizou, portanto, as etapas 11 e 12 do MMCB. A ação é realizada sempre aos finais de semana. No total, serão 12 fases regionais e 24 rodadas. Em todo o Brasil, a Scania registrou 47 mil inscrições, o maior volume da história da competição, iniciada no Brasil em 2005. A ação nasceu na Suécia, em 2003.

Silva e Martuci aguardarão outros 14 concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. Guarulhos (SP) sediará a sexta final regional neste fim de semana. Após as sessões de Sumaré consagrarem mais dois paulistas finalistas, o estado conta, agora, com quatro representantes na finalíssima. Além deles, Vanderlei Marcato, de Sorocaba, e Eduardo Costa Ferreira, de Itapeva, já garantiram vagas nas provas de Sorocaba.

No sábado, Marcelo Aparecido da Silva, de 35 anos, orgulhou a cidade de Campinas ao subir no alto do pódio. Casado e pai de dois filhos, o vencedor da etapa 11 do MMCB é caminhoneiro há sete anos. Atualmente, ele transporta combustível pelo interior de São Paulo até o Porto de Santos (SP).

Silva tornou-se motorista de caminhão por paixão pelas estradas e viagens. Ele reconhece que não esperava conquistar o primeiro lugar, mas controlou o nervosismo para ganhar. “A tranquilidade foi decisiva. Quando sentei no caminhão, fiz tudo com precisão. Fui muito bem na prova de manobra”, diz. “É ótimo ser reconhecido e saber que está no caminho certo, que você fez a diferença. A participação do motorista de caminhão, capacitado e consciente de seu papel, é fundamental para um trânsito mais humano e seguro.”

Nas sessões de domingo, Duilio Aniel Martuci, 33 anos, de Itajobi, conquistou o primeiro lugar. Caminhoneiro há seis anos, ele transporta óleo vegetal de amendoim de Catanduva até Santos. “Havia motoristas muito bons competindo. Eu tento fazer sempre o certo no dia a dia. Sou observador e por isso prestei muita atenção nas provas”, afirma. O condutor vai confiante para a final nacional e deseja participar cada vez mais de treinamentos em busca da constante qualificação. “O MMCB é uma ótima iniciativa porque valoriza a nossa classe e coloca em discussão a melhoria das nossas condições.”

Próxima etapa

A cidade de Guarulhos (SP) sediará a sexta final regional, neste fim de semana. A Caravana Scania do MMCB, composta por quatro caminhões, chega à cidade nesta sexta-feira. Os veículos carregam todo o material de apoio e vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final.

(EH)

Foto: Divulgação

- Publicidade -