Londrina consagra jovens finalistas na quarta etapa do ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’

A cidade de Londrina, no Paraná, organizou pela primeira vez uma final regional da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), da Scania, que teve como vencedores Fabiano Medeiros da Silva, de Munhoz de Melo (PR), de 32 anos, e Thiago Lamberti, de Marechal Cândido Rondon (PR), de apenas 28 anos. No desafio realizado Silva ganhou as sessões de sábado (18) e Lamberti conquistou o lugar mais alto do pódio no domingo (19).

Por regulamento, cada fase define dois motoristas. Lamberti e Silva estão garantidos na final do evento, que será realizada de 25 a 27 de outubro, em São Paulo. Ambos aguardarão outros 16 concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas regionais. Com a vitória da dupla, o Paraná possui três representantes na finalíssima. Além deles, Valderi Jensen já garantiu vaga ao ser um dos vencedores na etapa de sua cidade, Ponta Grossa.

A final regional de Londrina marcou o recorde de arrecadação de alimentos da competição. O volume chegou a 2,5 toneladas, que foram doadas à Casa do Bom Samaritano, da própria cidade. “Além do caráter competitivo, o MMCB contribui com a sociedade. Em todas as etapas, a entrada do público é feita com a doação de um quilo de alimento”, afirma Machado.

Dois jovens campeões regionais

Fabiano Medeiros da Silva de 32 anos, de Munhoz de Melo (PR), transporta grãos em rotas que cruzam todo o Brasil. Casado e pai de um filho, é caminhoneiro há 10 anos. Ele se interessou pela profissão desde cedo, acompanhando o pai. Silva reconhece que não esperava conquistar o primeiro lugar, mas montou uma estratégia para vencer. “Eu procurei manter a calma, e isso foi o diferencial. Em cada uma das provas, me preparei psicologicamente, e no momento decisivo fiquei tranquilo.”

Com o troféu em mãos, o finalista fez questão de pedir maior valorização da profissão. “Hoje, por causa do comportamento de alguns motoristas, que desrespeitam a vida e demonstram falta de educação no trânsito, nosso ofício é mal visto pela sociedade.”

Thiago Lamberti, proprietário da Lambertti Logística, com matriz em Marechal Cândido Rondon (PR) e filial em São Paulo, está há sete anos no ramo. A empresa transfere cargas frigorificadas pelo País. “Cheguei a atuar nas estradas para conhecer melhor o negócio e hoje sou gestor. Meu pai foi o grande incentivador. Espero transmitir o que aprendi no MMCB aos 33 motoristas da minha transportadora”, afirma. Ele ficou impressionado com o modelo da prova de percurso, o R 620 V8. “É uma máquina. Se não tivesse vencido, já ficaria feliz por tê-lo dirigido.”

A experiência na competição ampliou os conhecimentos de empresário de Lamberti. “Sei o quanto é importante a direção eficiente. A rentabilidade não está mais no frete, ela chega com a redução de custos. Somente um motorista bem preparado pode economizar combustível, diminuir os desgastes no veículo e evitar acidentes”.

(EH)

Foto: Divulgação

- Publicidade -