Maior competição do mundo chega ao fim com equipe Mini campeã na categoria Carros

O Rally Dakar 2012 terminou. Depois de 8.300 quilômetros com dunas, pedras e outros desafios naturais, os competidores chegaram à capital peruana, Lima. Dos 443 veículos que largaram em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar Del Plata, apenas 249 chegaram à capital peruana.

No último dia, quem venceu o Rally Dakar 2012 foram Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, da Mini, ficando em primeiro lugar no pódio. Os segundos colocados foram Nani Roma e Michel Périn, também da Mini. A Equipe Petrobras Lubrax ficou em 23ª posição.

“Posso dizer após tantos dias de competição que aprendemos bastante e ganhamos ainda mais experiência. Tivemos alguns contratempos nesta edição, principalmente na décima etapa, mas conseguimos nos superar e continuar na prova. Também acabamos conhecendo e ajustando o carro no decorrer do rali, então foi uma edição bem desafiadora pra gente”, afirma o piloto Jean Azevedo.

O navegador Emerson Bina Cavassin também ressaltou que esta edição do Dakar estava ainda mais difícil do que em anos anteriores. “Todos os dias a etapa nos reservava uma surpresa. As dunas peruanas, por exemplo, eram tão pesadas como as chilenas. Sem dúvida, foi um rali muito duro”, concluiu.

Veja a classificação final:
Carros

1º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 38h54min46s
2º Nani Roma/Michel Périn (Mini) – 39h36min42s
3º Giniel De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota) – 40h08min11s
23º Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Nissan) – 57h40min45s

- Publicidade -