Mardeev vence 4ª etapa do Dakar; De Rooy fica em 7º e perde liderança para Loprais

Enfim terminou o domínio de Gerard De Rooy entre os caminhões no Rally Dakar 2013. Após três vitórias seguidas nas primeiras três etapas da competição, o atual campeão da categoria teve problemas nesta terça-feira e chegou apenas na sétima colocação no quarto dia da prova, que cruzou um trecho de 288 km entre as cidades de Nazca e Arequipa, no Peru. Melhor para Ales Loprais, que com o sexto lugar no estágio, assumiu a liderança.

O vencedor da etapa foi o russo Ayrat Mardeev. O piloto assumiu a liderança do estágio nos trechos finais desta terça-feira, após praticamente todos os competidores enfrentarem problemas. A começar por Miki Biasion, logo após a largada.

Atual campeão, De Rooy perdeu a liderança entre os caminhões

Depois de começar a prova liderando, o italiano atolou seu caminhão na areia por volta do km 46 e perdeu aproximadamente 20 minutos, cedendo a ponta para Eduard Nikolaev.

Quase 100 km depois foi a vez do Kamaz de Nikolaev parar, deixando a liderança com Gerard De Rooy, que pouco depois também atolou seu Iveco e perdeu muito tempo para retornar.

Também da Kamaz, Andrey Karginov fechou o dia em segundo. Hans Stacey concluiu na terceira posição. Nikolaev completou em quarto, enquanto Martin Kolomy foi o quinto lugar.

Vencedor da etapa: Mardeev (RUS) / Belyaev (RUS) / Mirniy (RUS) – Kamaz – 4h4min59s

Classificação geral:
1º – Loprais (TCH) / Bruykens (BEL) / Pustejovsky (TCH) Tatra – 10h53min41s
2º – De Rooy (HOL) / Colsoul (BEL) / Rodewald (HOL) – Iveco – a 56s
3º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – a 7m8s
4º – Mardeev (RUS) / Belyaev (RUS) / Mirniy (RUS) – Kamaz – a 18m
5º – Kolomy (TCH) / Kilián (TCH) / Kilian (TCH) – Tatra – a 30m52s

(LT)

Foto: Divulgação