‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ seleciona dois últimos finalistas

A competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB) chega aos momentos decisivos. Neste fim de semana, Rondonópolis (MT) sedia a 12ª e última final regional. Os dois motoristas vencedores, um escolhido no sábado (20) e outro no domingo (21), garantem participação na grande decisão nacional, que será realizada de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

“A dupla finalista de Rondonópolis encerra a segunda fase da competição, que reúne os melhores competidores das 24 rodadas estipuladas no regulamento”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. “A ação da Scania vem cumprindo seu papel de criar uma grande onda de incentivo à direção defensiva. O nível dos participantes impressiona.”

Os dois melhores motoristas deste fim de semana se juntarão aos outros 22 classificados nas 11 primeiras fases na disputa pelo título. A pontuação é composta por três provas práticas (percurso na rodovia, manobra e check-list) e uma teórica.

A competição, em formato único no País, contribui para a sustentabilidade, pois um motorista treinado pode economizar até 10% combustível. Além disso, segundo estimativas de entidades do setor, existem cerca de 120 mil vagas abertas para condutores. Todos os inscritos ganham um curso online e são incentivados à qualificação constante.

A Casa Scania Rota Oeste organizará o evento. A participação é aberta ao público, mediante troca de 1 kg de alimento. Exame de glicemia, aferição de pressão, avaliação de IMC, corte de cabelo, recreação infantil e teatro para a família estão entre as atividades oferecidas.

Em todo o País, a Scania computou 47 mil inscrições, o maior volume da história, alta de quase 70% em relação à última edição, realizada em 2010. A competição foi criada em 2003 na Suécia, onde está localizada a matriz da empresa. Após dois anos, a ação chegou ao Brasil.

A Caravana Scania do MMCB já está na cidade. O comboio é composto por quatro caminhões: um semipesado P 310 (novo segmento de atuação da marca); um R 480; um R 440, o pesado mais emplacado de 2012; e um R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. Os caminhões carregam todo o material de apoio utilizado nas etapas. Até a grande final, os quatro veículos terão rodado aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil.

O evento já passou por São Paulo (Guarulhos, Sorocaba e Sumaré), Rio de Janeiro (capital), Paraná (Ponta Grossa e Londrina), Rio Grande do Sul (Eldorado do Sul), Minas Gerais (Contagem), Bahia (Vitória da Conquista), Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes) e Pará (Marituba).

- Publicidade -