Custos de produção, preços e impactos do mercado leiteiro no Brasil | AgroJornal – 24/09/2017

Produção leiteira cresceu 42% nos últimos 10 anos

Produto nobre e presente na mesa de quase todas as famílias brasileiras, o leite é matéria prima de “n” outros produtos, assim como a manteiga, o queijo e a coalhada.

O AgroJornal traz os números da atividade no Brasil, os custos de produção e os preços pagos ao produtor. Tem também os impactos da importação de leite do Mercosul e como a assistência rural auxilia os pequenos produtores de Santa Catarina, estado que registrou aumento na produção no último ano.

Consumo e mercado no Brasil

No Brasil, cada pessoa consome por ano, em média, 170 litros de produtos lácteos, de leite e também derivados. Em países ricos e desenvolvidos, o consumo chega a 220 litros por ano.

O setor leiteiro é um dos que mais emprega no país. São 4 milhões de pessoas que trabalham na indústria e no campo. O rebanho brasileiro é formado, principalmente, por Girolando, uma raça genuinamente brasileira, resultado do cruzamento do Gado Holandês, famoso pela alta produção com o Zebuíno Gir Leiteiro, adaptado ao clima tropical, e, por isso, mais rústico.

Produção

A produção leiteira cresceu 42% nos últimos 10 anos: o Brasil é o quarto maior produtor mundial. Deve produzir em 2017 quase 35 bilhões de litros e faturamento previsto de R$ 46,8 bilhões, contribuindo com 24% do que é produzido pela pecuária no Brasil.

De acordo com o volume recolhido pelas indústrias, os principais estados produtores, segundo o IBGE são: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Goi.

Ainda assim, o brasil importa leite em pó de países vizinhos. De janeiro a julho deste ano, o país importou, só do Uruguai, 41,8 toneladas de leite em pó.

Assista ao Brasil Caminhoneiro! Todos os domingos, às 7h, no SBT!

Visite o canal do Brasil Caminhoneiro no YouTube:
https://goo.gl/ucdkEQ

Siga o BRC nas redes:
Site: https://goo.gl/BzgX6V
Facebook: https://goo.gl/cgeY7D
Instagram: https://goo.gl/qWo2i6
Twitter: https://goo.gl/2R2UUr

WhatsApp: Mande uma mensagem para o número 11 94455-7765 com seu nome e sua cidade para receber notícias e vídeos. Cadastre-se!