Mercedes-Benz alcança marco histórico mundial de vendas na linha Sprinter

A Mercedes-Benz acaba de conquistar mais um marco com sua van de maior sucesso, a Sprinter.

940x529_vans MB

Desde seu lançamento no mercado em 1995, a marca entregou aos clientes 3 milhões de unidades de seu veículo mundial, que roda atualmente em mais de 130 países. 2015 foi o ano de maior sucesso para a Sprinter na história. Em seu 20º aniversário, as vendas subiram 4%, atingindo 194,2 mil unidades.

Veja também: Mercedes-Benz bate recorde mundial na venda de vans

“A Sprinter foi a fundadora do segmento de large vans e continua com muito êxito até hoje no mundo todo. Com seis fábricas no mundo, é um exemplo brilhante de nossa estratégia de crescimento globalizada”, afirma Volker Mornhinweg, chefe mundial da Mercedes-Benz Vans.

Líder de mercado em diversos países no mundo

Atualmente, os mercados mais importantes para a Sprinter concentram-se na Europa Ocidental, que soma 55% das vendas. Os EUA vêm a seguir, seguidos pela Alemanha. No ano passado, a Mercedes-Benz entregou cerca de 28,6 mil unidades aos clientes desse mercado – 11% a mais do que no ano anterior, com 25,8 mil unidades.

No mercado brasileiro, a Mercedes-Benz tem contribuído para a expansão mundial dos negócios da Divisão Vans do Grupo Daimler. A empresa registrou aumento de participação de mercado em 2015, chegando a 24,5% de market share, o que significa 3 pontos a mais frente aos 21,6% do ano anterior. Desde a sua chegada no Brasil, em 1997, cerca de 120 mil unidades da Sprinter já foram comercializadas.

700x547_sprinter-furgao415

Expansão da rede mundial de produção da Sprinter

A Sprinter é produzida em seis plantas do Grupo Daimler pelo mundo: em Düsseldorf e em Ludwigsfelde, na Alemanha; em Charleston, no Estado da Carolina do Sul, nos EUA; além da fábrica localizada na capital da Argentina, Buenos Aires, que fornece os veículos para o mercado brasileiro. A companhia também tem estrutura dentro da joint-venture Fujian Benz Automotive Co., Ltd., em Fuzhou, na China. A Mercedes-Benz Sprinter Classic é produzida pela parceira russa GAZ em Nizhny Nowgorod, a 100 km de Moscou.

Para maior rapidez na adequação da Sprinter da próxima geração a seus clientes da América do Norte, a Mercedes-Benz Vans deverá construir uma nova fábrica em Charleston. Para tanto, a Mercedes investirá cerca de meio bilhão de dólares no desenvolvimento da nova planta nos próximos anos.

A Sprinter da próxima geração continuará sendo produzida na Alemanha, nas plantas de Düsseldorf e Ludwigsfelde, por isso, a Divisão Vans da Daimler investirá 450 milhões de euros na modernização de ambas as fábricas alemãs. Além disso, a unidade de Düsseldorf desempenhará um papel mais central na rede de produção global da Divisão, como centro de competência mundial para a produção da Sprinter.

As versões Sprinter chassis (para carroçarias do tipo baú, por exemplo) e a Sprinter plataforma (para implementação de motorhomes, micro-ônibus e outros) continuarão a ser produzidas na planta de Ludwigsfelde, que celebrou seu 25º aniversário no início de fevereiro de 2016.

- Publicidade -