Mercedes-Benz apresenta no IAA em Hannover o Future Truck, conceito de caminhão em 2025

Um dos anúncios antecipados do 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2014, que é realizado de 25 de setembro a 2 de outubro em Hannover, na Alemanha, enfim foi apresentado: O “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. O modelo é parte de estudo da Mercedes-Benz cujo resultado revela que, em dez anos, os caminhões rodoviários poderão rodar de forma autônoma pelas vias expressas, característica que aumentará a eficiência dos transportes, deixará o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 ficarão ainda mais reduzidos.

Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do piloto automático rodoviário “Highway Pilot”. Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito de rodovias expressas. Ou seja, o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” permite que se visualize a futura forma dos caminhões.

“A tecnologia é o coração deste caminhão mas o design é sua alma”, disse Wolfgang Bernhard, chefe da divisão de caminhões da Daimler, que entrou dirigindo o caminhão no tradicional jantar de abertura para a imprensa mundial do IAA. Recentemente, um protótipo do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” rodou a 80 km/h em situações reais de trânsito na autoestrada A14 de Magdeburg, na Alemanha.

Outro destaque é a área interna do caminhão. Há um amplo espaço interno, com separação visual entre a área de condução e a sala de estar nas cabinas dos caminhões rodoviários. No futuro, a cabina também incluirá uma área de trabalho mais confortável e funcional para os momentos de condução autônoma.

O painel de instrumentos é simples e organizado, com mostradores que separam os instrumentos. Na estação de trabalho, o motorista utiliza um tablet para as atividades de comunicação. Este computador se encaixa no console central, mas é removível. Ali o condutor do veículo pode processar documentos, agendar seus destinos, aceitar outros pedidos e tomar providências para uma próxima parada. A tela do tablet pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem.

Nas conduções autônomas, o computador tipo tablet torna-se tão crucial quanto o volante e os pedais no veículo tradicional. O “Mercedes-Benz Future Truck 2025” lança assim um novo modo de trabalhar na cabina nos longos percursos. Como conceito geral, ele combina a área high-tech do posto de direção com um moderno escritório sem papel e com uma sala de estar extremamente aconchegante.

Graças a esse conceito, o motorista se sente em casa mesmo quando está no trabalho. Sensação que é ampliada pelo quadro de imagens digitais no painel traseiro da cabina: ali as fotos da família ou das últimas férias podem ficar sendo exibidas na tela. Ou seja, a despeito de todas as suas funcionalidades e eficiência, esse caminhão high-tech também demonstra emoções.