Mercedes-Benz estreia novo caminhão Antos durante IAA 2012, em setembro

Há quem posso confundir com o novo Actros, mas, como já diz o ditado “as aparências enganam”. O inédito Mercedes-Benz Antos, nova família de caminhões desenvolvidos especialmente para o transporte pesado na distribuição urbana de cargas e para curtas distâncias, fará sua estreia mundial para o público no Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2012 de Hannover, no próximo mês de setembro. Com peso bruto total – PBT de 18 e de 26 toneladas, o Antos é indicado para o transporte de produtos alimentícios, combustíveis e materiais de construção.

Apesar da semelhança do seu design externo com o novo Actros, o Antos exibe uma personalidade própria, com detalhes específicos. A grade frontal plana do caminhão evidencia sua vocação urbana e, ao mesmo tempo, cria uma aparência extremamente forte e robusta.

A cabina do Antos, com 2,30 metros de largura, está disponível na Europa na versão  ClassicSpace, comprimentos Curto (S) e Médio (M). Esta última variação também é oferecida na cabina CompactSpace, para caminhões com unidades de resfriamento instaladas na carroçaria, por exemplo.

Pela primeira vez, todos os sistemas de segurança com os quais os clientes estão familiarizados no Actros agora também estão disponíveis para os motoristas do setor de distribuição urbana e transporte em curtas distâncias. Entre os equipamentos de série do Antos incluem-se freio a disco com EBS (sistema eletrônico de frenagem), freio-motor, ABS, ASR e assistência de controle da estabilidade. Entre os opcionais, a Mercedes-Benz oferece a terceira geração do Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem). Esse novo sistema também dá início à aplicação automática total dos freios quando detecta obstáculos parados.

O Antos chegará ao mercado europeu com uma gama ampla de motores diesel que atendem à norma Euro 6, compreendendo três versões de 6 cilindros em linha com opções de 7,7 litros, 10,7 litros e 12,8 litros. A potência varia de 238 cv para as aplicações mais leves de caminhões, até 510 cv para as composições pesadas de cavalo-mecânico com reboque ou semirreboque, usadas, por exemplo,  em condições topográficas muito exigentes.

Câmbio totalmente automatizado para todas as versões

O Antos é equipado com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift 3, de 8 ou de 12 marchas, que se caracterizam por mudanças rápidas. Uma característica do novo Antos é a opção de combinar motores extremamente compactos, como o OM 936, com transmissões de múltiplas marchas. Isso produz benefícios de desempenho, mesmo em composições como cavalo-mecânico/reboque e cavalo-mecânico/semirreboque, que ocasionalmente utilizam sua capacidade total de carga.

O modo “crawler” (super reduzida) é uma característica especial que oferece significativos benefícios para o transporte e a distribuição em curtas distâncias, que frequentemente apresentam alta proporção de trechos urbanos e sequência de manobras em áreas de descarga estreitas. Nestes casos, nas marchas de saída e de ré, o motorista pode controlar a velocidade do Antos usando somente o pedal do freio.

A Mercedes-Benz está introduzindo modelos especializados do Antos para o setor de distribuição em curtas distâncias, assim como acontece com o Actros no transporte de longo percurso. Sob o termo “Loader”, a marca reuniu versões que otimizam a capacidade de carga, alcançando valores recordes em termos de peso do veículo e de carga útil. Já o “Volumer” proporciona máxima capacidade conforme possibilita seu compartimento interno de carga com altura de três metros.

Antos Loader: recorde de carga útil com semirreboques

O Antos Loader é o primeiro veículo para uso com semirreboques em composição de 40 toneladas que vem abaixo do limite de peso de 6 toneladas para o cavalo-mecânico. E ele faz isso mesmo com um motor que atende aos níveis de emissões requeridos pela norma Euro 6.

Com o motor OM 470 de 6 cilindros em linha, de 428 cv, o cavalo-mecânico pesa cerca de 6.400 kg. Com esse peso, o novo Antos ocupa uma posição excelente num ambiente competitivo. Mesmo frente a veículos Euro 5, pode ser considerado um dos caminhões líderes nessa comparação.

Um pré-requisito para essa condição é o design consistente, orientado para a leveza no peso. No caso do Antos Loader, isso inclui degraus de acesso à cabina em alumínio, janelas dianteiras e cobertura do piso otimizados quanto ao peso, baterias com capacidade reduzida, um reservatório combinado para combustível e ARLA e também diversas outras medidas.

Antos Volumer: para compartimento de carga de baixa altura

Entre os benefícios proporcionados pelo Antos Volumer destaca-se o piso do compartimento de carga rebaixado em 80 mm com relação às versões anteriormente disponíveis. A altura interna de até três metros aumenta as opções de carga para os clientes, o que pode significar o transporte de um pallet adicional de produtos.

Além da ampla gama de cabinas, os clientes também podem escolher entre diferentes tamanhos de tanques de combustível, levando em conta se a prioridade é a carga útil ou a autonomia.

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz