Mercedes-Benz fornece 1.600 ônibus para o programa “Caminho da Escola”

O chassi OF 1519 R foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE.

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Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes-Benz do Brasil venceu licitação do Governo Federal para fornecimento de ônibus escolares no âmbito do programa “Caminho da Escola”, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação.

“Até março de 2017, estamos habilitados a fornecer até 1.600 unidades do OF 1519 R da categoria ORE 3, para 55 alunos (versão com elevador) ou 60 alunos (sem elevador)”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As prefeituras já podem procurar nossos concessionários a fim de verificar os procedimentos para aquisição destes veículos por meio de recursos do programa Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES ou podem utilizar recursos próprios para adquirir esta versão do OF 1519 R”.

OF 1519 R foi desenvolvido especificamente para o transporte escolar

Lançado em 2012, desde o projeto, o chassi OF 1519 R foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE. Ele foi amplamente testado fora de estrada, visando garantir resistência nas severas condições das vias não pavimentadas.

Entre vários requisitos, o FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria), eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

Todas as solicitações do FNDE são plenamente atendidas pelo OF 1519 R da Mercedes-Benz, que conta com a avançada tecnologia BlueTec 5 e com motores mais econômicos e ecológicos. O chassi vem equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural.

As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem. Já o freio-motor auxiliar Top Brake amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus. O OF 1519 R é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos; e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 60 assentos.

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