Mercedes-Benz lança novo Sprinter com foco na segurança de passageiro​s

A conhecida linha de veículos comerciais leves Sprinter, da Mercedes-Benz, evoluiu. Além de adequar os motores às exigências do Proconve P7, a marca alemã decidiu focar nos itens de segurança no transporte de passageiros. Esta estratégia levou o novo Sprinter a ser exposto na Laad Security 2012, feira internacional de segurança pública e corporativa que foi de 10 a 12 de abril, no Rio Centro, no Rio de Janeiro.

“A demanda deste segmento (de transporte de passageiros) apresenta tendência de crescimento para os próximos anos com a proximidade de grandes eventos no País, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Tanto no segmento de passageiros, quanto no de cargas, nas mais diversas aplicações e configurações, o Sprinter é referência de mercado em tecnologia, qualidade, agilidade, excelência, rentabilidade e satisfação do cliente”.

Sprinter pode receber blindagem por empresas especializadas

Durante o evento Laad Security, a Mercedes-Benz, em parceria com a Guardian, irá demonstrar aos visitantes que os veículos Sprinter podem receber blindagem, atendendo a necessidades específicas de empresas de transporte de passageiros e de cargas.

O processo de blindagem envolve os vidros e a carroçaria, incluindo teto, portas, parte inferior do chassi e outros elementos. O aumento de peso do veículo varia de acordo com o nível de blindagem escolhido. Devido a alta resistência, os novos Sprinter suportam esse aumento de peso sem perder desempenho. Além disso, a agilidade do veículo é preservada, graças à maior potência e torque da linha 2012.

Padrão de segurança

A nova geração do Sprinter introduz o programa de controle de estabilidade, o ESP Adaptativo, que consiste na integração dos já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

O ESP Adaptativo reduz ainda o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.

O novo Sprinter trará também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.

O padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

A nova família Sprinter de vans, furgões e chassis com cabina traz ainda uma série de novidades, definindo padrões em tecnologia, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, que atendem à legislação PROCONVE P-7. Esses propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução já totalmente consagrada nos automóveis da marca.

Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 311 CDI Street passa a contar com motor de 114 cv (aproximadamente 5% mais potente), com torque de 28 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm). Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm), o que significa um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.

Com maior potência e torque, os veículos Sprinter ganham mais agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias.

Os novos motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. Essa nova transmissão propicia ainda melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Foto: Divulgação

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