Mercedes-Benz Vans alcança marca recorde em 2011

2011 de fato foi um ano favorável para as empresas do Grupo Daimler. Confirmando o momento, a Mercedes-Benz Vans fechou o período com o registro de recordes em ganhos e retorno de vendas, fazendo do ano passado o de maior sucesso da história da divisão.

O lucro bruto subiu 85% atingindo o nível recorde de €835 milhões (cerca de R$ 1,975 bilhão). Em 2010, este valor foi de €451 milhões (aproximadamente R$ 1,067 bilhão). O retorno sobre as vendas aumentou para 9,1%, sendo que em 2010 este número foi de 5,8%. As receitas de 2011 totalizaram €9.179 bilhões (algo em torno de R$ 21,72 bilhões), um aumento de 17% comparado ao ano anterior.

A alta demanda global por vans resultou em um aumento de 18% nas vendas da Mercedes-Benz Vans para cerca de 264.200 unidades, com recordes de vendas batidos especialmente pelos mercados centrais da divisão. A Mercedes-Benz Vans continua líder em vans de médio e grande porte na Europa, mercado de vendas mais importante. A Divisão vendeu 178.300 unidades (+14%) na Europa Ocidental e registrou vendas unitárias de 77,600 vans (+25%) no mercado alemão – o melhor resultado de vendas para a Alemanha.

Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans, comentou sobre o desenvolvimento do negócio de vans Mercedes-Benz: “2011 foi um excelente ano para a Mercedes-Benz Vans. Os recordes que marcamos em receita e retorno sobre vendas ampliaram ainda mais nossa liderança no segmento de vans. Isso tornou a Mercedes-Benz Vans um verdadeiro propulsor de crescimento para o Grupo Daimler”

O plano agora da divisão de Vans da Daimler é continuar os desenvolvimentos positivos do último ano em 2012 e 2013, obtendo um aumento em vendas unitárias, receitas e rendimentos. “Além disso, nossa estratégia de ‘Mercedes-Benz Vans se globaliza’ está acelerando nosso desenvolvimento empresarial não só na Europa, mas também nos EUA, América Latina, China e Rússia. Nossa meta agora é conseguir vendas unitárias anuais globais de mais de 400.000 vans em 2015”, disse Volker Mornhinweg.

A Divisão de Vans da Daimler planeja expandir a liderança na Europa entrando no segmento de rápido crescimento de vans pequenas. O totalmente novo Mercedes-Benz Citan dessa divisão completa o portfólio de produtos da empresa antes do final do ano. “A tendência na direção das vans pequenas para uso em sistemas de logística urbanos versáteis oferece a nossa divisão, uma imensa oportunidade.” Disse Mornhinweg. “O volume de mercado para essas vans só na Europa está agora em aproximadamente 700.000 unidades por ano, e esse número vai aumentar. Nosso novo Citan foi projetado para nos ajudar a obter uma participação de mercado de 4% a 5% precisamente nesse segmento e a explorar totalmente todo o potencial de crescimento disponível”.

A Mercedes-Benz Vans também conquistou forte presença no mercado da América Latina por décadas e é a fabricante líder “premium” na região. A divisão vendeu 13.600 unidades na América Latina em 2011, um aumento de 9% comparado ao ano anterior. Ao final do último ano, a Mercedes-Benz Vans mudou as operações de produção na fábrica do Centro Industrial Juan Manuel Fangio na Argentina (próxima a Buenos Aires), para a série atual do Sprinter europeu e aumentou correspondentemente a sua capacidade de fabricação.

O Sprinter é oferecido principalmente como versão de passageiros na América Latina. A Mercedes-Benz também começou agora a fabricar na Argentina o motor diesel OM 651, que já está disponível na Europa. Esses projetos tiveram um volume de investimento total de mais de 70 milhões de Euros. A meta clara da Mercedes-Benz Vans no momento é de aumentar as vendas de vans em mais de 30% na América Latina nos próximo cinco anos.

Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

- Publicidade -