A última etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste teve todos os elementos que os apaixonados da Nação 4×4 adoram: terra, lama, sol, chuva, poeira e, claro, muita aventura pelas trilhas off-road de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Foram mais de 150 quilômetros para as categorias Graduados, Turismo e Turismo Light, em meio a muita poeira na típica terra roxa da região que, com a chuva no meio da manhã, trouxe ainda mais emoção e muita lama. Depois de muita aventura pelas trilhas 4×4, os participantes foram brindados com o show dos Titãs, que encerrou com chave de ouro a temporada 2012.
A prova em Ribeirão Preto percorreu estradas de fazenda, canaviais e regiões com muitos eucaliptos. Em um dos trechos da prova, as duplas tiveram a oportunidade de percorrer o mesmo traçado que é utilizado na Mitsubishi Cup, rali de velocidade cross-country da marca.
O casal Daniele e Carlos Henrique Von Zuben, de Valinhos (SP), sempre gostou de fazer trilhas com sua L200 Triton, mas nunca tinham participado de um rali. Para a prova de Ribeirão Preto, combinaram que ela iria pilotar e ele navegar. “Assim brigamos menos”, disse Carlos, aos risos. “A verdade é que ela dirige muito bem e sou mais organizado, mas é a primeira vez que competimos com essa configuração”, completa ele.
João Olices Wielewski Jr e Cyrus Muchalski saíram de longe para faturar a primeira colocação na categoria Turismo Light. “Atingimos nosso objetivo. Viajamos quase 800 quilômetros de São Bento do Sul (SC) até aqui e vamos embora muito contentes e gratificados”, comemora João. “A chuva chegou e transformou a prova no melhor rali que já fizemos até hoje”, completa.
Com a vitória em Ribeirão e o vice na temporada na categoria Turismo, Erico Padovan Ferrareze e Johnny Alves da Silva já fazem planos para a prova de 2013. “Nosso primeiro objetivo será adquirirmos um Pajero Full. Será um tempo de adaptação na nova categoria, a Graduados. Teremos que aprender muito como fazer para depois, quem sabe, disputar um primeiro lugar”, alerta o precavido Johnny.
Campeões do ano
A disputa na categoria Graduados era a mais acirrada. Apenas um ponto separava Ricardo Molica e Alexandre Martinez, de Taubaté (SP), e Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel, de São Bento do Sul (SC). Em uma prova emocionante, melhor para Ricardo e Alexandre, que conquistaram o título e ganharam uma incrível viagem para a Jordânia. “É um prêmio maravilhoso, uma viagem para um lugar lindo”, comemora Ricardo. “Agora é pensar no ano que vem, viajar, e vir com tudo para tentarmos conquistar o bicampeonato”, disse Alexandre.
Na categoria Turismo, os irmãos de Mogi das Cruzes, Celso Watashi e Helio Watashi, abriram uma boa vantagem durante o ano e confirmaram o título do campeonato. “Agora estamos ansiosos para mudar para a categoria Graduados. Vai ser um ano para aprender. Sabemos que a competição será muito mais difícil”, prevê Celso. “Mas a sensação é de missão cumprida. Não é fácil viajar para todas as etapas e fechar o ano em primeiro lugar é uma sensação indescritível”, conclui.
A premiação do campeonato foi feita pelo piloto japonês Hiroshi Masuoka. Com um Pajero Full, ele conquistou dois títulos no Rally Dakar, considerada a maior e mais difícil prova off-road do planeta, além de ter vencido as mais importantes competições automobilísticas ao redor do mundo. Muito receptivo e solícito, Masuoka veio ao Brasil para prestigiar o Mitsubishi Motorsports e ficou encantando com a prova e com a alegria dos brasileiros.
Campeões da temporada 2012 – Mitsubishi Motorsports Nordeste
Categoria Graduados
1) Ricardo Molica E Santos / Alexandre Martinez (Taubaté) – 124
2) Luis Roberto Eckel / Luis Felipe Eckel (São Bento do Sul / SC) – 112 pontos
3) Otavio Enz Marreco / Allan Enz (Apucarana / PR) – 95 pontos
4) Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto (São Paulo / SP) – 93 pontos
5) Hamilton dos Santos Medeiros / Rafain Walendowsky (Brusque / SC) – 93 pontos
Categoria Turismo
1) Celso Watashi / Helio Watashi (Mogi das Cruzes / SP) – 122 pontos
2) Erico Padovan Ferrareze / Johnny Alves da Silva (Cotia / SP) – 113 pontos
3) Jurandir do Amaral Junior / Andrea Palma do Amaral (Bragança Paulista / SP) – 101 pontos
4) Camilo Martins / Loraine Tavares Lima (Conceição de Macabu / RJ) – 110 pontos
5) Ariadne Ingrid Aldins Bukvar / Marcele Hayane Aldins Bukvar (Tupã / SP) – 99 pontos
Resultados – 7ª etapa – Ribeirão Preto (SP)
Categoria Graduados
1) Ricardo Molica E Santos / Alexandre Martinez (Taubaté) – 28 pontos
2) Ernesto Masamitsu Kabashima / Luiz Durval Brenelli de Paiva (São Paulo) – 22 pontos
3) Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto (São Paulo) – 21 pontos
4) Daniel Krabbe / Marcello Ladeira – 18 pontos
5) Rone Branco / Marcos Maia Panstein (Curitiba) – 17 pontos
Categoria Turismo
1) Erico Padovan Ferrareze / Johnny Alves da Silva (Cotia) – 27 pontos
2) Ariadne Ingrid Aldins Bukvar / Marcele Hayane Aldins Bukvar (Tupã) – 24 pontos
3) Fernando Luis Possetti / Cristina Starling Possetti (Ribeirão Preto) – 20 pontos
4) Celio Mauro de Souza Fonseca / Matheus Ribeiro Fonseca (Pouso Alegre) – 17 pontos
5) Renato Augusto de Mendonça / Daniel Martins de Mendonça (Belo Horizonte) – 15 pontos
Categoria Turismo Light
1) Joao Olices Wielewski Jr / Cyrus Muchalski (São Bento do Sul) – 382 pontos
2) Erik Fernades Brito / João Otavio Goulart – 448 pontos
3) Marques Ivan Assuncao Moreno / David Lan Kwai Pan (Belo Horizonte) – 547 pontos
4) Fernando Watacabe / Luis Lapo (São Paulo) – 570 pontos
5) Jorge Chaguri Filho / Marco Antonio Milanez (São Paulo) – 690 pontos
(EH)
Foto: Divulgação