Nova linha de embreagens será destaque da Eaton na Automec

Muitas empresas devem aproveitar a Automec Pesados & Comerciais 2012 para apresentar novos produtos. E a Eaton não deve ser diferente. A empresa levará para o evento a nova linha de embreagens para caminhões e ônibus a partir de 7 toneladas e a linha Reman, composta por transmissões, sincronizadores e embreagens remanufaturados com qualidade e garantia asseguradas. A feira será realizada no Anhembi, na capital de São Paulo entre os dias 10 a 14 de abril.

De acordo com Carlos Roberto Dourado, gerente de Aftermarket para a América do Sul, os novos discos são equipados com sistema interno de pré-amortecimento, que reduz o ruído da marcha lenta e aumenta a vida útil dos componentes da caixa de câmbio.

Para garantir durabilidade, a Eaton optou por aplicar nas novas embreagens o revestimento HD (Heavy Duty), com maior concentração de cobre – elemento que resiste às aplicações severas – e presença do pivô de mola, polímero de alta resistência a desgastes e impactos. “Esse pivô evita o desgaste das molas e consequentemente a quebra delas”, afirma Dourado.

Troca de marchas suaves também é um diferencial das novas embreagens Eaton, possibilitada pela presença de amortecimento axial (cushion). As marchas contam com amortecimento principal. “Quando o veículo está parado, a embreagem e caixa de câmbio recebem toda vibração do motor. Com esse disco, nossa embreagem funciona como um filtro com capacidade de reduzir em até 5 vezes essas vibrações”, esclarece Dourado.

As novas embreagens já estão disponíveis no mercado brasileiro, com preços competitivos e a vantagem de possuir todos os itens diferenciais originalmente de fábrica, proporcionando a melhor relação custo-benefício para o cliente final. Elas estão disponíveis nas versões: 330 mm, 362 mm e 395mm (todas com acionamento do tipo empurrar). Outra novidade que a Eaton apresentará será a nova linha de volantes para motor, programada para ser lançada no mercado a partir do segundo semestre deste ano.

Já a linha Reman marca sua presença na feira por mais um ano, reflexo do sucesso que faz no mercado de reposição. A linha é produzida a partir das peças do produto usado e ao impedir que carcaças e outras partes sejam descartadas no meio ambiente, a Eaton contribui com a redução do uso de matéria-prima e energia.

Dourado informa que hoje, a divisão Veículos possui mais de 65 opções de embreagens remanufaturadas à disposição do mercado. “Para se ter uma ideia do mercado de Reman, imagine que no segmento de veículos extra-pesados, 70% das embreagens utilizadas são remanufaturadas. O preço é muito mais atraente e pode variar entre 30% a 40% mais barato do que um novo. Por isso a linha de embreagens remanufaturadas é de grande importância para a Eaton”.