Novo turbo Garrett dá mais força ao motor FPT cursor 13 em baixas rotações

Os caminhões Iveco Stralis da Scuderia Iveco vão estrear nos campeonatos brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck, que começam no próximo dia 4 de março, no Velopark, em Nova Santa Rita, RS, com o motor Iveco FPT Cursor 13 alimentado por turbo Garrett. O novo turbo é resultado de um trabalho entre a Iveco e a Honeywell Turbo Technologies realizado ao longo do ano passado para proporcionar retomadas mais rápidas nas acelerações de saída de curva sem comprometer o desempenho do motor em altas rotações.

A parceria teve o objetivo de ampliar o potencial dos caminhões em todas as pistas dos campeonatos, especialmente em circuitos mistos, com curvas de baixa velocidade que exigem elevado torque do motor para retomadas mais eficientes. Com esse equipamento, os pilotos Beto Monteiro e Valmir Hisgué Benavides esperam manter o processo de evolução gradativa da equipe nos dois campeonatos e lutar pelos títulos deste ano.

Marcelo Sakurai, engenheiro de motores da Scuderia Iveco, salienta que a parceria teve a finalidade de desenvolver um turbocompressor específico para os caminhões de corrida, atendendo às necessidades de performance características dessa aplicação.

Com seis cilindros em linha, 13 litros, quatro válvulas por cilindros, unidades injetoras para cada cilindro e potência em torno de 1.200 cv, o motor Iveco FPT Cursor 13,  Sakurai ressalta que o novo turbo melhorou a retomada do motor Iveco FTP Cursor 13, mas o trabalho conjunto permitiu acentuar as acelerações e até ampliar a velocidade final dos veículos.

O programa resultou em evolução em todos os sentidos por intermédio de um trabalho de engenharia que envolveu rotor e carcaça quente, até encontrar uma configuração adequada às características de torque e potência do motor.

Foto: Divulgação

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