Os veículos da equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar 2012

A Petrobras Lubrax já participou 24 vezes do Rally Dakar. E após acumular experiência na mais difícil prova off road do mundo, o time brasileiro decidiu trocar de carro. Sai o Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6, e entra a picape Nissan Frontier 4.0 com 300 cavalos de potência. O caminhão continua o mesmo: o poderoso Tatra T-815, com 750 cavalos.

“Embora o Dakar seja a nossa primeira prova com o Nissan, nosso objetivo é terminar entre os melhores”, afirmou o piloto Jean Azevedo, que correrá junto com Emerson “Bina” Cavassin nos cerca de 9.000 quilômetros do rally.

O Nissan Frontier é um projeto sul-africano com desenvolvimento na Bélgica. “Vamos conhecer os limites do carro no decorrer da prova, já que esta será a nossa primeira competição com ele”, explicou Azevedo.

O Rally Dakar 2012 começa em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar Del Plata, passará por diversas regiões do Chile, como o Deserto de Atacama, e seu término está previsto para dia 15 em Lima, no Peru.

Veja abaixo as fichas técnicas do Nissan Frontier e do Tatra T-815:

Picape Nissan
Modelo: Frontier
Motor: 4.0L
Potência: 300 cv
Torque: 40 kgfm
Velocidade máxima: 190 km/h
Amortecedores: Reiger
Comprimento: 4,6m
Largura: 1,9m
Entreeixos: 2,7m
Peso: 1.850 kg
Lubrificante: Lubrax Supera
Combustível: Gasolina Podium

T-815

Tatra
Modelo: T-815
Ano de fabricação: 2005
Motor: Tatra refrigerado a ar, 19.000 cc, bi-turbo com intercooler
Potência: 750 cv
Câmbio: Tatra, 18 marchas
Peso: 10.100 kg
Pneus: Pirelli Pista PS 22
Lubrificante: Lubrax Top Turbo
Tração: 4×4 com suspensão independente nas quatro rodas
Combustível: Diesel Podium Petrobras

Fotos: Patrick Cromps (Nissan) e Maindru (Caminhão)