Pesado FM, da Volvo, movido a gás natural, começa a ser testado em São Paulo

Por Mauro Cassane
Editor do Portal Brasil Caminhoneiro

Testado e aprovado na Europa, o caminhão FM 460, com motor de 13 litros movido com até 75% de gás natural liquefeito (GNL) e 25% de diesel, da Volvo, vai transportar gás para a gigante White Martins, empresa que lidera o mercado na produção e comercialização de gases industriais e medicinais e a única no Brasil a fazer a liquefação do gás natural por meio do consórcio formado com a Gás Local e Petrobras.

Trata-se apenas de um modelo, importado da Suécia, e os testes realizados no país nórdico mostram que a tecnologia com gás natural liquefeito desenvolvida pela Volvo diminui em até 10% as emissões de CO2, em comparação aos caminhões com tecnologia Euro 5.

O objetivo dos testes é conhecer o comportamento da tecnologia diesel-metano aplicada à realidade brasileira. Para Sergio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina, o veículo em avaliação não perde potência e, nos testes, apresentou autonomia de até 400 quilômetros.

A Volvo é a primeira fabricante de caminhões a adotar esta tecnologia. Além do Brasil, a empresa está testando veículos movidos a diesel-metano na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. A produção seriada deste modelo de caminhão foi iniciada na Suécia no segundo semestre do ano passado.

O GNL é obtido por meio da liquefação do gás natural a uma temperatura de -162º. O gás em estado liquefeito permite armazenar mais combustível nos tanques em comparação ao Gás Natural Veicular (GNV) e é uma alternativa importante para o uso de combustíveis menos poluentes.

De acordo com Gomes, o caminhão também pode rodar usando apenas diesel, porém, sem os mesmos ganhos ambientais e econômicos oferecidos pelo gás natural. A tecnologia do motor é baseada no motor diesel convencional equipado com injetores para gás, um tanque de combustível especial, parecido com uma garrafa térmica, que mantém o gás liquefeito e resfriado a -135 graus Celsius, e um conversor catalítico.

Os testes de campo realizados pela Volvo na Europa mostram que a tecnologia diesel-metano oferece o mesmo nível de confiabilidade operacional aos caminhões que o motor diesel convencional. A dirigibilidade é similar à de caminhões diesel convencionais. Se o tanque de gás acabar, o sistema automaticamente passa para diesel. O motorista é então alertado por uma luz que acende no painel de instrumentos.

Foto: Divulgação

- Publicidade -