Piloto da Fórmula Truck disputa corrida de van na Transit Trophy de Portugal

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

O piloto paranaense de Fórmula Truck Welllington Cirino foi o primeiro brasileiro a disputar uma prova do Transit Trophy, no último final de semana no Autódromo de Algarve, em Portugal. Ele correu como convidado pela quinta etapa da competição, faturando o sétimo lugar tanto na prova do sábado quanto na de domingo.

“Só tenho a agradecer à Ford lusitana e a equipe Q&F pelo convite. O campeonato, o único de van no mundo, é bem organizado. Os carros são bem preparados e os pilotos são de alto nível”, afirmou Wellington Cirino.

O piloto comenta como foram as corridas: “Em cada etapa, são dois treinos livres de 15 minutos e dois, também de 15 minutos, para a classificação. No domingo, já com o carro mais à mão, pude imprimir um ritmo mais forte. Larguei em sétimo e cheguei a andar em quinto, mas tive problemas com o câmbio. Fiquei sem a terceira marcha e passei a andar somente em quarta e quinta. Se tiver outra oportunidade, vou poder brigar pelas primeiras colocações”.

Cirino gostou de dirigir a Transit de competição: “Foi muito divertido pilotar a van. É uma ótima sensação estar ao volante. Trata-se de uma competição fantástica, com características únicas”, concluiu. Na prova de sábado, a vitória foi de José Pedro Leite, da equipe C.A.M. No domingo, a vitória ficou com João Baptista, da equipe M. Coutinho/Ibertal.

Vale a pena ler as impressões do piloto lusitano de rally Bernardo Sousa, também convidado pela equipe Q&F, escritas no peculiar “português de Portugal”:

“Primeiro, as Transit são capazes de correr na devida asserção da palavra – Um bom motor, com um excelente binário e potência disponível, e um comportamento dinâmico que apesar de exigir adaptação por parte do piloto, rapidamente permitia descobrir os limites da carrinha e começar a pedir um pouco mais de afinco na busca de bons tempos por volta. Divertidas de pilotar, cedo comecei a ter a confiança necessária para discutir as travagens com os restantes concorrentes, e a abordar com mais ímpeto as difíceis curvas e chicanes do circuito, sempre com a ajuda da Transit que não se escusava a aceder aos meus pedidos no acelerador”.

Para saber mais sobre a competição, clique aqui.

Foto: Divulgação Fórmula Truck

- Publicidade -