Pilotos da Iveco planejam manter evolução na etapa de Interlagos

A volta dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck a Interlagos desperta boas lembranças nos pilotos da Scuderia Iveco. Afinal, foi no traçado do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo (SP), que o paulista Valmir Benavides e o pernambucano Beto Monteiro deram ao time, há um ano, uma histórica primeira fila no grid. Eles reconhecem o grau de dificuldade implícito na repetição da façanha.

“Que a equipe está bem preparada, isso não há dúvida. Os caminhões são fortes e competitivos, mas temos certeza de que as coisas serão bem mais difíceis desta vez”, comenta Benavides, que em 2012 obteve a pole-position da prova de Interlagos. “Mas não há como negar que seria fantástico repetirmos a primeira fila”, acrescenta, em sua expectativa sobre o treino classificatório para a quinta corrida do ano, marcada para 7 de julho.

Benavides já esteve no pódio de Interlagos três vezes. Ficou em terceiro na corrida de 2007 e repetiu o resultado em 2011, nos dois casos competindo com caminhões Volkswagen. No ano passado, pela Iveco, foi quinto. Monteiro, seu companheiro de equipe, soma quatro pódios na etapa paulista – foi terceiro colocado na edição de 2003 e quarto em 2004 e 2008, sempre correndo pela Ford; em 2009, já de Iveco, repetiu o quarto lugar.

O pernambucano cita as equipes da Mercedes-Benz como favoritas ao primeiro lugar em Interlagos. “Nós sabemos da supremacia dos Mercedes, vai ser difícil lugar contra eles, e isso motiva, porque ganhar da marca que domina tem um gosto especial. E não dá para negar que o nosso caminhão está tendo um bom rendimento, a equipe está evoluindo. Às vezes surgem problemas que não há como prever, mas o equipamento é competitivo”, atesta.

Também piloto de um Iveco, o paulista Luiz Lopes aguarda o GP Crystal com especial expectativa. “Agora estou contando com o apoio da fábrica e a equipe está focada em equalizar meu caminhão com os da equipe oficial. Nós estamos trabalhando bastante na parte de suspensão, estamos adotando a mesma receita da Scuderia Iveco, isso deve nos levar um pouco mais para a frente”, diz o piloto da Lucar Motorsports.

Nesta sua terceira temporada de atuação na Fórmula Truck, Lopes pilota um caminhão da terceira marca diferente. “Comecei com Scania em 2011, fui para um Mercedes-Benz em 2012, agora o Iveco. Isso dificulta uma sequência no trabalho. Em Interlagos, eu espero estar entre os 10 primeiros. Em Goiânia o caminhão vinha bem competitivo, um problema que temos de resolver é o de aquecimento durante a corrida”, alerta.

A presença da Iveco no grid da Truck destaca ainda o italiano Alex Caffi, ex-piloto de Fórmula 1, que fará em Interlagos sua terceira participação com o caminhão número 21 da Dakarmotors. Dos autódromos existentes no Brasil, o de Interlagos é o único onde Caffi havia corrido antes de integrar a F-Truck – sua última atuação aconteceu no GP do Brasil de 1991, quando não conseguiu classificar o carro da Footwork entre os 26 que largaram.

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