Primeira etapa do Rali Dakar 2014 tem Kamaz na liderança e atuais campeões no Top 5

A largada do Rali Dakar 2014 foi dada neste domingo. E entre os caminhões, nomes já conhecidos de quem acompanha o esporte à motor se deram bem na primeira rodada, realizada entre as cidades argentinas de Rosario e San Luis. Os competidores tiveram que superar 629 quilômetros de percursos de ligação e mais 180 quilômetros de trecho especial. Vice-campeão do ano passado com um caminhão Kamaz, Ayrat Mardeev venceu com o tempo de 2h46min52seg. Em segundo lugar ficou Ales Loprais, da Tatra, apenas 10 segundos depois do campeão da etapa.

O terceiro colocado foi Marcel Van Vliet, da MAN, 21 segundos após Mardeev. Campeão em 2012, Gerard De Rooy chegou em quarto lugar com seu Iveco, com o tempo de 2h48min25seg. O atual campeão do Dakar na categoria caminhões, Eduard Nikolaev, cruzou com seu Kamaz a linha da primeira etapa da 2014 três minutos após o holandês.

“Foi uma fase muito complicada, parecida com aquelas que encontramos em provas como as do WRC (World Rally Championship, o Campeonato Mundial de Rali com carros de turismo). Eu senti que não daria para acelerar muito no início do trecho especial, mas no final deu tudo certo para nós”, disse o holandês Gerard de Rooy, que completou a primeira etapa a 01min33s do primeiro colocado.

O desafio da segunda etapa, que será disputada nesta segunda-feira é o trecho entre as cidades argentinas de San Luis e San Rafael. Serão 365 quilômetros de deslocamento e 400 quilômetros de trecho especial. Esta etapa conta com a especial mais rápida do rali, e os pilotos enfrentarão as primeiras dunas. Nos últimos 100 quilômetros da especial, a areia firme e cinzenta da região de Nihuil, em San Rafael, promete aos competidores uma experiência mais intensa de pilotagem.

- Publicidade -