Proconve: Da fase 5 à fase 7

Em 1º de janeiro de 2012, começa a fase 7 do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Mas será que em breve haverá o Proconve 8? “Não existe uma duração determinada para cada fase do programa. Em nosso horizonte normativo, hoje o Proconve encerra-se temporariamente. Mas não há conceito de tempo”, diz Rudolf Noronha, Gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente. A fase 6 do Proconve acabou não sendo cumprida por conta de um atraso na definição da lei ambiental.

Noronha explica como se dá o processo de aprovação dos novos sistemas de motorização que chegam em janeiro de 2012: “O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) especifica os limites máximos de emissão de poluentes, e os motores são homologados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Se estiverem de acordo, recebem a permissão para serem vendidos”. De acordo com o Gerente, ainda há modelos sendo apresentados para aprovação.

“O fabricante pode requerer a partir de 1º de janeiro de 2012 mais três meses para vender os caminhões fabricados em 2011 e que ficaram em estoque. Mas esta permissão só se estenderá até 31 de março. Se ainda houver veículos de 2011 disponíveis depois dessa data, a venda deles será proibida”, explica Rudolf.

P-8?

De acordo com Noronha, o Ministério do Meio Ambiente não está pensando agora em P-8, mas sim focando esforços em metas mais urgentes: “Em 1º de janeiro, começa a venda maciça do diesel S-50. E em 1º de janeiro de 2013, entra o diesel S-10, com 10 ppm (Partes por Milhão) de enxofre. O veículo projetado para receber o S-50 também poderá receber o S-10”.

Sobre a influência do programa Euro V no Proconve, Noronha é enfático ao relembrar a origem do projeto: “Nos espelhamos muito na tecnologia européia. Mas não é cópia: O Proconve é genuinamente brasileiro”, finaliza.

Foto: Divulgação MAN Latin America

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